carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



A nova cara do Ara Ketu
A vocalista Larissa Luz toma a frente do Araketu

A jovem de timbre forte e marcante está à frente da banda baiana que construiu uma carreira de sucesso na música brasileira. O primeiro registro desta nova roupagem foi gravado em Salvador, no Trapiche Barnabé, em agosto de 2008. As ruínas de um antigo armazém na região do Comércio, na Cidade Baixa, ganharam iluminação cênica e um palco montado sobre um espelho d’ água. O resultado, o

 

DVD "Ara Ketu Ao Vivo em Salvador" (SONY BMG), marca a nova fase do Ara Ketu. São sete músicas inéditas: Tenho medo (Adelmo Casé), Ara Roots (Larissa Luz/ Adelmo Casé), Petit Gâteau (Larissa Luz/ Pietro Leal), Pavê (Alexandre Guedes / Augusto Conceição / Elivandro Cuca / Fábio Alcântara), Claro que te amo (Luciana Cardoso), Nirombá (Carlinhos Brown) e a música de trabalho É amor (Eva Cavalcante). Regravações de 10 antigos sucesso do Ara Ketu também entraram na seleção: Fanfarra (Jauperi/ Paulinho Levi), Bom demais (Dinha), Pipoca (Alain Tavares/ Clóvis Cruz/ Gilberto Timbaleiro), Festa na cidade (Pierre Onasis), Mal acostumada (Meg Evans/ Ray Araújo), Cobertor (Christyan), Pra levantar poeira (Pierre Onassis), Avisa a vizinha (Alain Tavares/ Gilson Babilônia), além de um pou-pourri afro com Uma história de Ifá (Itamar Tropicália/Rey Zulu), África (Ademário) e Princípio do mundo (Gilson Nascimento) e outro com Oh meu pai (Tatau/ Birro Pacheco) e Toma lá da cá - Meu troco (Tatau). O novo DVD do Ara Ketu terá, ainda, mais três regravações – Em você tudo é lindo ( Carlos Carvalho Colla/ Reinaldo Arias Gomes), sucesso da Bandamel, Com carinho (Jauperi/Tenison Del Rey) da banda As Meninas e o reggae Árvore de Edson Gomes.
A grande novidade é que foi colocado um naipe de quatro vozes masculinas contrapondo com Larissa Luz, uma espécie de scat, uma técnica de canto muito utilizada no jazz que dá a sensação de um solo instrumental usando apenas a voz. Esses cantores também interagiram com Larissa nas coreografias apresentadas no palco. Outra novidade é que a banda Ara Ketu divide a célula rítmica com cinco percussionistas - um deles, Junior Vasconcelos, toca cinco surdos. O novo DVD não rompe a tradição do Ara Ketu de ser uma banda afro, mas ganha nova roupagem, arranjos modernos. O novo trabalho vem recheado de samba, samba-reggae, reggae, reggae roots (reggae de raiz), balada, pop e muito axé. O novo DVD do Ara Ketu é uma realização dos empresários Manoel Castro, Cal Adan, Paulo Borges e Vera Lacerda. O projeto de palco é de Ray Vianna, a direção musical é de Natinho. Cícero Menezes assina a produção artística. Além do DVD, a banda Ara Ketu lança também um novo CD homônimo.

CARNAVAL 2009
Em Salvador, o carnaval começa oficialmente na quinta-feira, no bairro de Periperi, quando o Prefeito João Henrique faz a entrega das chaves da Cidade ao Rei Momo e a Banda Ara Ketu anima os foliões de Periperi na Praça da Revolução. Ainda em Salvador, Banda e Bloco Ara Ketu são atrações sábado, no circuito Campo Grande/ Praça Castro Aves, e na terça na Barra. Na terça-feira, depois do desfile na Barra, a Banda Ara Ketu viaja para Porto Seguro, sul da Bahia, para mais uma apresentação no último dia de carnaval. No domingo, a Banda Ara Ketu toca no carnaval de Barreiras, oeste da Bahia e na segunda em Palmas capital do Tocantins. Além da nova intérprete, a banda tem em sua nova formação músicos experientes e criativos como Birro Pacheco (guitarra), Robinson Cunha (bateria), Natinho (baixo e direção musical), Hugo Sambone (trombone), Rudney Machado (trompete), Eric Aguiar (saxofone), Diego Assis (teclado), Kaboré (percussão), Junior Vasconcelos (percussão), Eduardo di Dalva (percussão), André Junior (percussão), Ivanzinho (percussão), Fleury Ramos (backing vocal), C.Du (backing vocal).

CARNAVAL 2008
A cantora Larissa Luz assumiu o comando do grupo na terça-feira do carnaval 2008 de Salvador. E levou os troféus Band Folia e Castro Alves, como cantora revelação. Após 18 anos, a banda ganhou outra formação e pela primeiríssima vez uma voz feminina. Durante o ano participaram de micaretas em todo o Brasil. Em novembro Larissa Luz faz junto ao Ara Ketu sua primeira turnê nos Estados Unidos, fazendo shows em Stanford, Boston e Miami.

ARA KETU
O Ara Ketu foi o primeiro dos novos grupos negros baianos a fazer um som diferenciado pela mistura da percussão afro com guitarras elétricas. É considerado um dos melhores da música brasileira e com reconhecimento internacional – o seu sucesso já rendeu participações especiais em CDs de Jimmy Cliff, Julio Iglesias e Elvis Crespo. O primeiro álbum “Ara Ketu” foi lançado em 1992. Já em 98, a banda lança o álbum “Ara Ketu ao vivo”, que vendeu mais de 2 milhões de cópias recebendo discos de ouro, platina, platina duplo e diamante. Em seu primeiro DVD “Ensaio do Ara Ketu” (2002), o grupo contou com as participações de Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Toni Garrido, Durval Lellis e Adelmo Casé.


Fonte : CarnAxE in Araketu - Setembro 2009

www.carnaxe.com.br