carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe


Maristela Müller e Joatan foram destaques na terça no Pelô
pelourinho cultural
Axé-metal e chorinho foram os destaques na noite de ontem (06)

BASTIDORES DA FOLIA
- Maristela Müller leva axé ao Centro Histórico
- Joatan Nascimento no Centro Histórico

A cantora Maristela Müller balançou o chão do Largo Tereza Batista, no Pelourinho, ontem à noite (06), com seu novo trabalho, uma mistura de axé-music com rock responsável por produzir uma sonoridade inovadora e agradável que está sendo chamada de axé-metal. Enquanto isso, no Largo Pedro Archanjo, um público mais atento e maduro se deleitou ouvindo o chorinho do alagoano radicado na Bahia, Joatan Nascimento, que mostrou pela primeira vez uma seleção de músicas que reunirá em seu novo CD, previsto para ser lançado no final deste mês. Os shows foram uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Esse dois eventos foram os destaques da noite no Pelô, que também foi animado com shows de Gerônimo e de grupos de pagode, no Largo do Terreiro de Jesus. As apresentações arrastaram um grande público e promoveram uma variedade de sons e ritmos.
Cantora revelação do carnaval 2009 da Bahia, recebendo o Troféu Dodô e Osmar, Maristela mostrou um repertório variado iniciando pelo axé, passeando pelo forró e rock, e finalizando no pagode. Com suas guitarras distorcidas e bateria pesada, o show ganhou uma dimensão sonora envolvente no vozeirão de Maristela. O público, a maioria jovem, não cansou de aplaudi-la. Maristela, que é pianista, se mostrou muito contente com sua primeira apresentação no Pelô e disse que várias músicas que cantou serão reunidas no seu novo DVD que está preparado para ser lançado no segundo semestre deste ano. A cantora nasceu em Porangatu, no norte de Goiás, mas encantada com a música baiana, veio para a Bahia há dois anos e pretende se fixar aqui e continuar sua carreira de cantora. Maristela foi acompanhada pelo tecladista André Santana, pelo baixista André, pelos percursionistas Anderson José e Canela, pelos backing vocals Edinho e Mariane, pelo guitarrista Jackson e pelo baterista Ersso.
Já no show Choro de Casa, o instrumentista e professor da Ufba Joatan Nascimento mostrou que é polivalente. Além de tocar o chorinho, o artista contava a história que motivou a criação da música, a exemplo da Rato-Rato. Criada em 1920, na época em que o chorinho tomava corpo no Brasil, a composição foi uma homenagem aos combatentes da peste Bubônica, no Rio, que ao anunciarem sua chegada gritavam rato, rato. A autoria da música, um chorinho alegre e contagiante, é de Casimiro Rocha.
Também fez parte do seu repertório clássicos como Carinhoso e Vale Tudo. Dentre as inéditas: Janjão, composição de Joatan em homenagem ao seu filho caçula, Joatan no Choro Leve e Valsa para o Joatan, feitas especialmente para ele, além de descobertas como Filosofando de Ivan Bastos e Inusitável Previsível” de Jorge Helder.
Nascido em Maceió, Joatan Nascimento é Doutor em Execução Musical/Trompete pela UFBA, membro da OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia) e dos grupos instrumentais Orkestra Rumpilezz, Jurassik Quartet e Trio + 1. Essa foi sua primeira apresentação no Pelô com esse grupo que teve a participação de Ivan Bastos (baixo), Yacoce Simões (acordeon), Ailton Reiner (cavaquinho, bandolim e violinha) e Ana Tomich, com participação especial de Giba Conceição (percussão).


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Abril 2010

www.carnaxe.com.br