carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Instituto Sol da Liberdade descreve a história da terra
música e cultura
Projeto Caravana da Música de Daniela Mercury

É preciso saber olhar, há três anos o projeto Caravana da Música do Instituto Sol da Liberdade viaja por todo o país documentando e valorizando as tradições culturais que caracterizam a diversidade e a identidade do brasileiro. No método de ação, as atividades trazem os registros de arte de cada criança para a experimentação de todos, numa produção intensa de conteúdos direcionados à educação.
Paralelo à ação, o ISL também realiza um trabalho de pesquisa sobre as coisas da terra. Falar sobre o brasil, valorizar a riqueza cultural e dar voz a essa gente que tem paixão pelo lugar em que vive. comunidades indigenas, quilombolas, sertanejas, ribeirinhas...

IGARASSÚ PE
Estamos em Igarassu, a 20 minutos de Recife/PE, ponto de partida da primeira Caravana em 2010. No largo da Igreja de Cosme e Damião, de 1535, a arquitetura colonial dá ainda mais vida ao maracatu estrela brilhante de Igarassu. Maracatu e candomblé se identificam no baque virado. nessa nação as tradições foram preservadas, onde somente os homens tocam, somente as mulheres dançam. Dona Olga, de 71 anos, simboliza a força e a garra do maracatu, herdou dos pais o amor pela art e até hoje lidera o movimento que precisa se reafirmar a cada geração.


Fonte : CarnAxE in Daniela Mercury - Abril 2010

www.carnaxe.com.br