carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe


Afrika Bambaataa no Pelô
pelourinho cultural
Show com um dos maiores DJs do mundo e um dos criadores do Hip Hop, que celebra os 35 anos

O Pelourinho será palco de mais um grande capítulo da música mundial. O Largo Pedro Archanjo dará lugar à uma grande homenagem ao Hip Hop, um dos ritmos musicais mais adorados e respeitados ao redor do mundo. O show, que acontecerá às 21h, contará com a primeira vinda à Bahia de um dos maiores DJs do planeta, o norte-americano Afrika Bambaataa. O evento é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceira com a Favela Music Productions.
O astro está realizando uma turnê pelo Brasil e já tem shows marcados nas principais capitais do país nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. “O objetivo deste encontro é comemorar os 35 anos do Hip Hop com um dos criadores do movimento”, conta Bruno Torres, produtor da Favela Music Productions. “O show será gravado e se tornará um vídeo documentário em breve”, revela. Na ocasião, Bambaataa ministrará também uma palestra sobre a história do Hip Hop.
Afrika Bambaataa é o pseudônimo do novaiorquino do Bronx, Kevin Donovan, fundador da ONG Zulu Nation e reconhecido como o grande criador do Hip Hop. A Zulu Nation tem como princípios as bases do Hip Hop, tais como paz, união, justiça, trabalho, fé, amor, liberdade, sabedoria, compreensão e diversão, que serviram para modificar positivamente os pensamentos e ideologias de diversas gangues. O próprio Afrika Bambaataa, quando jovem, fazia parte de uma gangue chamada Black Spades (Espadas Negras), uma das mais violentas e temidas dos EUA. Muitos dos membros da Zulu Nation faziam parte da Black Spades. O Hip Hop ajudou o artista a sair desse meio.
Bambaata utilizou de muitas gravações já existentes de diferentes tipos de música para criar os seus primeiros raps. Utilizando sons que iam de James Brown ao som eletrônico da música Trans-Europe Express, da banda europeia Kraftwek, e mesclando com o canto falado do DJ jamaicano Kool Herc, Baambaata criou um dos maiores clássicos do gênero, a canção Planet Rock. O astro foi também um dos líderes do movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre da soul music estava preso e, anos depois, foi o primeiro Hip-Hopper a trabalhar com James Brown gravando Peace, Love & Unity.
Considerada uma verdadeira “nação”, a Zulu Nation viajou por todo o mundo pregando a boa palavra do Hip Hop, fazendo shows e arrecandando fundos para campanhas anti-apartheid e chegou a reunir 10 mil membros em todo o mundo. A Zulu Nation acredita que o ambiente descontraído da rua é propício para manifestar opiniões e se divertir, vivenciando a rara oportunidade de livre-expressão através da arte.

Quando : 16 de abril 2010 - 21h
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
Quanto : Gratuito

BASTIDORES DA FOLIA
- Festa no Pelô recebeu o novaiorquino Afrika Bambaataa


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Abril 2010

www.carnaxe.com.br