carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome


      


Diversividade cultural embalaram a noite do Pelô
pelourinho cultural
Empolgação e jovialidade do quarteto rock e a segunda edição do projeto Jazz


O Largo Pedro Archanjo foi palco ontem, dia 27 de agosto, de uma festa da música instrumental. Na segunda edição do projeto Jazz no Pelô, quem subiu ao palco foi o instrumentista baiano Amadeu Alves e o grupo de rock pernambucano A Banda de Joseph Tourton. O projeto, que levará até novembro, a cada última quinta-feira do mês, ao Centro Histórico, atrações de jazz e da música instrumental, é uma parceria entre o Pelourinho Cultural, Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e a Central Única das Favelas (Cufa) de Itapuã. A noite de música teve início com o som surpreendente do compositor e instrumentista Amadeu Alves. Criado ao redor de sons como sambas de beira de praia e das festas de largo de Itapuã, Amadeu apresentou trilhas que conduziram o público a sensações inesperadas, pois a música mudava de rumo e de ritmo de forma que, ao se perguntar como havia ocorrido a mudança, era difícil perceber o exato momento. Uma plateia atenta e imersa no som que vinha dos variados instrumentos como violão, flauta, bandolim e atabaques parecia viajar junto com a trilha que se desenrolava. Dentre os presentes, um convidado em especial aplaudia com entusiasmo cada uma das canções. Era o baterista ambidestro Dom Lula Nascimento, um dos mais experientes instrumentistas do cenário nacional. Amadeu agradeceu a presença de Dom Lula e ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre Itapuã e Pelourinho, através do projeto Dia do Jazz no Pelô. “É importante fazer essa ponte entre o Centro Histórico, que é um grande pólo de efervescência cultural, e um bairro distante como Itapuã, mas que também se afirma como centro cultural de Salvador”, afirmou Amadeu.
Para Dom Lula, quem sai ganhando com projetos como o Dia do Jazz é toda a população. “A vitória não é só nossa, do jazz baiano, mas também de todos, pois essas ações consistem na disseminação da cultural. Eu agradeço por ter a oportunidade de estar aqui hoje e ouvir tão boa música”, disse.

A noite contou ainda com a empolgação e jovialidade do quarteto pernambucano de rock instrumental A Banda de Joseph Tourton. Os garotos apresentaram um som experimental, cheio de personalidade e versatilidade, que mesclava instrumentos como bateria, flauta, guitarra e escaleta. Difícil mesmo era definir o estilo dos rapazes. Sem tirar o pé do rock, a música dos pernambucanos Diogo Guedes (guitarra e efeitos), Gabriel Izidoro (guitarra e flauta), Pedro Bandeira (bateria) e Rafael Gadelha (baixo), flertava ainda com ritmos como bossa nova, surf music, samba, ska e frevo. Uma receita aprovada pelos baianos e turistas que compareceram ao Largo Pedro Archanjo e curtiram o som alegre e pulsante do quarteto pernambucano.

Fonte : Pelourinho Cultural - 28 Agosto 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br