carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Juazeiro recebe oficinas do Ilê Aiyê e BaianaSystem
bastidores da folia
Projeto Conexão Vivo no interior da Bahia


Durante a passagem do Conexão Vivo por Juazeiro, o Rede Motiva oferece oficinas musicais com os grupos BaianaSystem e Ilê Aiyê, nos dias 01 e 02 de julho, no Núcleo de Arte Educação Nego D’água – NAEND’A, localizado na Rua das Algarobas S/N –

LUI MURITIBA
Quidé. A oficina do projeto musical BaianaSystem, se apresenta no dia 01 de julho, às 17h. Com a proposta de revitalizar a guitarra baiana, instrumento que já foi base dos trios elétricos, o grupo vai apresentar a nova linguagem e ensinar a interação do instrumento com bases rítmicas, mesclando sons e efeitos com liberdade de improviso. No dia 02 de julho, às 17h, a oficina fica por conta do grupo afro Ilê Aiyê, com o tema Dança Afro e Percussão. O grupo vai ensinar as técnicas da percussão e da dança em dois momentos, mostrando a musicalidade do carnaval da Bahia através dos tambores e a força do ritmo oriundo da tradição africana com as coreografias. Os shows com o Ilê Aiyê, Bahiana System, Lui Muritiba, entre outros artistas acontecem sexta-feira (02.07) e sábado (03.07), a partir das 20 horas, no palco armado na Orla 2.

PROGRAMAÇÃO
Quem dá o pontapé inicial, na sexta-feira, são os artistas da Rede Motiva. Em seguida, sobem ao palco Johnny Hooker & Candeias Rock City (PE). Na mesma noite, Lui Muritiba e sua Forrança convidam Manuca (BA), além do mineiro Renegado (MG) e dos meninos da Bahiana System que trazem Lucas Santtana (BA) e Chico Corrêa (PB). No sábado, as apresentações ficam por conta da banda carioca Donna Lee, João Erbetta (SP), o baiano Mateus Aleluia que convida a filha Fabiana Aleluia. O grupo afro Ilê Aiyê, recebe o mineiro Markur Ribas, e para fechar a grade de shows, o grupo pernambucano Eddie.

DONNA LEE
Dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas culturais e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas. O Conexão Vivo realiza, ao longo do ano, um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional. Colaborativa, a rede Conexão Vivo possibilita aos seus membros construir parcerias, trocar conhecimentos e expertises, além de participar de debates e cursos de capacitação sobre o cenário musical e o desenvolvimento de novos modelos de difusão e negócios. Mais ainda, permite aos conectados, autonomamente, remodelar os próprios destinos da rede, direcionando suas ações e recursos para atingir objetivos de interesse coletivo e que potencializem ainda mais os indivíduos dela participantes.

BAHIANA SYSTEM
Desde sua primeira edição, passaram pelos palcos do Conexão Vivo 624 artistas brasileiros e convidados internacionais únicos. O projeto já produziu ou financiou mais de 250 mil CDs e DVDs individuais e coletivos. Em 9 anos, foram realizadas mais de 1500 atividades entre espetáculos, oficinas, debates e seminários, presenciadas por um público de 380 mil pessoas. A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da política cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos programas culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, basta acessar o portal www.conexaovivo.com.br.

Fonte : Prefeitura de Juazeiro - Publicado em 30/06/2010 às 11h22

volta | contato

www.carnaxe.com.br