carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Lançamento do CD Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz
bastidores da folia
O primeiro CD da Orkestra, homônimo ao grupo, foi gravado na sala principal do Teatro Castro Alves (Salvador/BA), local criteriosamente escolhido por sua acústica ideal, e é lançado pelo selo Biscoito Fino em parceria com a Caco Discos.


Chega aos palcos do Rio de Janeiro o grupo de percussão e sopro Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz. Com uma apresentação marcada para o dia 12 de agosto, às 20:30h, no Teatro Rival, a Orkestra irá mostrar ao público carioca o seu trabalho sonoro, que tem como evidencia a ancestral música baiana em uma roupagem harmônica moderna.
No repertório do concerto, será apresentado o aplaudido CD de estreia da Orkestra Rumpilezz, creditado com 4 estrelas pelo crítico Paulo Cavalcanti,da revista Rolling Stones, indicado como "inspiração do ano" por Antônio Carlos Miguel, do jornal O Globo, destacado como "uma das criações mais geniais dos últimos tempos" por Lauro Lisboa Garcia, do jornal Estado de São Paulo, e apontado como "vanguarda baiana", por Pedro Alexandre Sanches, da revsta Bravo!.

TRAJETÓRIA
Criada pelo maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite em 2006, a Orkestra Rumpilezz rompeu as barreiras da música instrumental percussiva. Com seus toques inspirados na cultura do centro de Salvador, na música sacra do culto afrobaiano do Candomblé e em grandes agremiações percussivas, a nova amálgama sonora tem suas composições e arranjos concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do Universo Percussivo Baiano.
Repleta de significações, o grupo é marcado pela sensibilidade rítmica e pela notória influência jazzística em formato de Big Band, também destacados em seu nome: Rum, Rumpi e Lé, representam os três atabaques do Candomblé, e o ZZ, o Jazz. Junto ao palco, a Rumpilezz já recebeu grandes nomes da música brasileira e mundial, como Armandinho Macêdo, Stanley Jordan, Toninho Horta, Max de Castro, Retrofoguetes e Ed Motta, que resumiu sua impressão sobre a orkestra em sua coluna na revista Veja: "A Orkestra Rumpilezz é o que há de mais interessante na música. Não estou falando do Brasil, mas sim, do mundo".

O CD
O primeiro CD da Orkestra, homônimo ao grupo, foi gravado na sala principal do Teatro Castro Alves (Salvador/BA), local criteriosamente escolhido por sua acústica ideal, e é lançado pelo selo Biscoito Fino em parceria com a Caco Discos. A mixagem, realizada no estúdio Legacy, em Nova York, teve como engenheiro o vencedor do Grammy Joe Ferla, que também já trabalhou com artistas como John Meyer, Natalie Cole e John Scolfied. Com oito músicas de autoria de Letieres Leite, o CD inclui uma música de Ed Motta, traduzida para o "Estilo Rmpilezz", e uma faixa bônus interativa, gravada ao vivo durante um concerto realizado na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador.

Evento: Lançamento do CD Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz Local: Teatro Rival, Rio de Janeiro Horário: 20:30h Entrada: 30 reais (inteira) e 15 reais (meia) * Compras antecipadas por 20 reais. ** Mais detalhes sobre o evento no site www.rivalpetrobras.com.br

Fonte : CarnAxE - dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br