carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Firmino de Itapuã apresenta o autêntico Samba de Roda no Pelô
pelourinho cultural
Um show com repertório variado para os 50 anos de carreira do sambista


Pioneiro nas interpretações de samba de roda na Bahia, Firmino de Itapuã vai levar sua ginga e sua voz para o palco do Largo Tereza Batista, neste domingo, 28 de novembro. Quem for aproveitar o último dia do fim de semana no Centro Histórico vai poder assistir o show que faz parte da agenda do Pelourinho Cultural, Programa ligado ao Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A apresentação será uma comemoração aos 50 anos de carreira do artista. Na ocasião, Firmino vai relembrar canções de sucesso de toda a sua trajetória. Para o repertório, ele selecionou músicas que vão do romântico ao Ijexá. Trem dos Onze e É D’oxum são algumas das canções que vão embalar o publico no Pelô. Com 68 anos de idade, Firmino se diz um jovem e declara com disposição ter ainda muito o que cantar.

SOBRE O ARTISTA
Firmino de Itapuã é considerado um dos mais ecléticos artistas da Bahia. Em 50 anos de carreira, o sambista acumulou sucessos nacionais como O Boa Noite Pra Quem é de Boa Noite, Samba do Malandro e Moinho da Bahia Queimou, seu verdadeiro carro chefe, que deu a Firmino a projeção para ser conhecido e reconhecido como um dos mais importantes sambistas do pais. “Eu sou um ferrenho defensor do que é da nossa terra, da música de raiz”, declara Firmino. Chegou a vender 300 mil unidades de um disco gravado em 1980, o que fez com que passasse a ser considerado o primeiro artista brasileiro a lançar no mercado o estilo Samba de Roda. Morou durante 12 anos no Rio de Janeiro, onde fez grandes shows ao lado de nomes como Wilson Semonal, Jorge Bem e Benito de Paula.

TRAJETÓRIA
Trajetória - Seu samba de roda ganhou o mundo quando, em 1985, ele partiu para sua primeira viagem internacional com o grupo Brasil Tropical Ballet. A turnê rodou toda a Europa, durante quatro anos. De volta ao país, o artista montou seu grupo e as viagens pelo mundo ficaram constantes. Ao todo são 5 LPS, 6 Disc Compact, 5 CDS e 1 DVD em 50 anos de carreira. De volta à Bahia em 2007, Firmino se dedicou a um projeto que resultou no CD Samba de Raiz, gravado na Casa da Música, na Lagoa do Abaeté, em Salvador. Lançado este ano, o trabalho resgata nomes como Zé Pretinho da Bahia, Toti Gira e Melodia Costa em 14 músicas inéditas e a regravação de Você Abusou, de Antonio Carlos & Jocafi, em ritmo de salsa.

28 de novembro - 15h - Largo Tereza Batista - Pelourinho - Salvador BAQuanto: Gratuito

Fonte : Pelourinho Cultural in Lara Vital Prado - novembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br