carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Axé, meu Pelô! Daniela Mercury passeia pelo coração de Salvador
bastidores da folia
Cantora visita Centro histórico, onde também ensaia o show que fará na virada do ano na Praia de Copacabana - uma prévia do Carnaval 2011!


Daniela Mercury, 45 anos, está pronta para fechar 2010 em grande estilo: no dia 31, às 20h, ela sobe ao palco montado na Praia de Copacabana, no Rio, para gravar o DVD Canibália, Ritmos do Brasil, em uma grande festa. Nessa expectativa - e com exclusividade para CONTIGO! - a cantora passeou pelo Pelourinho, em Salvador, lugar que tem íntima relação com sua formação artística, e falou sobre o espetáculo. Foi no Pelô que a cantora fez faculdade de dança. É também no Centro histórico, no Teatro XVIII, que acontece parte dos ensaios para a gravação do DVD, que tem direção assinada pelos filhos de Daniela, Gabriel, 25, e Giovana Povoas, 24, pela cantora e por Vavá Botelho, diretor do Balé Folclórico da Bahia. Confira:

O PELOURINHO TRAZ MUITAS LEMBRANÇAS PARA VOCÊ?
Tenho uma relação afetiva muito grande com este lugar, conheço cada bequinho, cada viela do Pelô, desde antes de ele ser revitalizado. Em cada foto que fizemos aqui, lembrei de algum momento da minha vida. De quantas vezes passei por aqui adolescente, de quantas vezes vim ensaiar neste lugar, cantar na praça do Pelô com Neguinho do Samba. Vou confessar que tenho o sonho de morar em um casarão português no Santo Antônio Além do Carmo. Na casa onde moro hoje (bairro de Piatã), coloquei azulejos portugueses antigos, de demolição, para apreciar um pouco mais esta história.

COMO DEFINE SUA RELAÇÃO COM A BAHIA?
Durante o show, falo que sou preta, uma representante da música negra de Salvador. Escolhi o meu canto da cidade, um canto negro. O samba reggae nasceu no Pelourinho e foi esse o samba que adaptei em meu trabalho. Já morei no Largo Dois de Julho, e andava até o Pelô todos os dias para ir à faculdade. Sou uma sambista, a ?neguinha mais branquinha da Bahia? foi o apelido que ganhei da comunidade negra.

O QUE OS FÃS PODEM ESPERAR NA GRAVAÇÃO DO DVD, EM COPACABANA?
No DVD vou homenagear o samba, artistas, atores e atrizes que inventam o mundo por meio da arte. Estou sempre celebrando o Brasil, buscando ampliar nossa imagem sobre nós mesmos. A gravação acontece em um clima ritualístico, um momento de passagem de ano, de celebração... A minha ideia é não parar quase nada, fazer um show vibrante, alegre, cheio de esperança.

COMO SERÁ O SHOW?
Além do samba, o show trará a mistura da música latina com a brasileira, o afro com o eletrônico, além de canções mais tranquilas. Teremos a participação da banda baiana Didá, formada por mulheres, e, quando o assunto for samba carioca, a Unidos da Tijuca fará uma intervenção. O palco terá cenário assinado por Gringo Cardia. Serão oito bailarinos e cerca de dez músicos. Haverá também a atuação extra de dançarinos e uma equipe de figurantes. Estou muito animada, Copacabana estará linda.

Seus filhos atuam junto com você. Qual sua relação de trabalho com eles? Meus filhos são doces, mas com personalidades muito fortes, opiniões próprias. Eles me ajudam muito e conquistaram o que fazem por mérito e dedicação. Fico encantada de vê-los florescer. Eles me ajudam também no carnaval e nos projetos que faço em todo o Brasil.

FALANDO EM CARNAVAL, COMO ESTÃO OS PREPARATIVOS?
Vou me dedicar mais ao carnaval após o DVD, mas já temos algumas coisas definidas. Este ano eu fiquei superfeliz com a ampliação da parceria com CONTIGO!, que estará com a gente no camarote e no Bloco Crocodilo. O Camarote Contigo! Daniela Mercury é um grande sucesso.

PELOURINHO
No coração do Centro Histórico de Salvador, o conjunto arquitetônico do Carmo inclui a Igreja Terceira da Ordem do Carmo e o Convento do Carmo, com construções que datam do século 17. O convento é um dos maiores e mais antigos da Ordem do Carmo do Brasil e ao longo dos séculos foi palco de grandes acontecimentos da história brasileira. A imponência do conjunto atrai visitantes que passam pelo Centro Histórico de Salvador. Hoje, após uma cuidadosa e detalhada restauração, o espaço abriga o Pestana Convento do Carmo. Coloridos dos casarões antigos das ruas do Pelô encantam moradores e visitantes. As ruas estreitas, de paralelepípedo, cercadas de casarões, encantam quem visita o Pelô, reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985.
O conjunto arquitetônico colonial que envolve o Largo do Pelourinho atrai artistas de todos os lugares do mundo. Michael Jackson gravou ali. O lugar também serviu de cenário para minisséries e filmes. Muitos dos personagens do escritor Jorge Amado, como Pedro Arcanjo e Quincas Berro d?Água, ganharam vida e caminharam no imaginário pelas ruas estreitas do lugar.
O clima no Terreiro de Jesus é familiar. Baianas bem trajadas circulam pelas ruas, vendem acarajé, trançam cabelos de homens e mulheres na calçada e posam para fotos com turistas. No Pelourinho, está o principal ponto de venda do artesanato local, com quadros, bolsas, roupas, esculturas. O Pelô é o primeiro e o mais conhecido bairro de Salvador, que já serviu de residência para a aristocracia no período colonial e hoje representa um centro de ??efervescência?? cultural.

NO BLOCO DA RAINHA
Este ano, CONTIGO! inova mais uma vez. Após quatro anos de parceria com a cantora Daniela Mercury no camarote mais disputado do circuito Barra-Ondina, a revista e a cantora estarão juntas também na avenida. Nos dias 6, 7 e 8 de março, o Bloco Crocodilo vai às ruas mantendo a tradição de ser o mais animado e divertido de Salvador. Os abadás já estão à venda no site da Central do Carnaval (www.centraldocarnaval.com.br) para quem quiser curtir o melhor carnaval do mundo atrás do trio da rainha do axé. A melhor cobertura, também, só na CONTIGO!

PRODUÇÃO
Produção de moda e style: Alina Amaral
Assistente: Geffersson Vila Nova
Cabelo e maquiagem: Ricardo Brandão
Fotos : Sérgio Zallisv

VER MAIS
http://contigo.abril.com.br/noticias/daniela-mercury-passeia-pelo-centro-historico-de-salvador

Fonte : Daniele Rebouças in Revista Contigo - 15 de dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br