carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Samba-rock percussivo com Bitgaboot
pelourinho cultural
Grupo idealizado pelos irmãos percussionistas Léo Bit Bit e Booghan Gaboott

Do Candeal para o mundo. Esta foi a rápida trajetória da dupla de irmãos Léo Bit Bit e Booghan Gaboott, que quando crianças foram percussionistas de Carlinhos Brown, e juntos formaram o grupo Bitgaboott três anos atrás. No mesmo período, os ensaios da dupla passaram a reunir uma multidão no estreito corredor do bairro do Candeal. Chegou a vez dos irmãos apresentarem o seu trabalho no Centro Histórico de Salvador, nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 21h, no Largo Tereza Batista. O show é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O grupo vem rapidamente conquistando um público fiel que se identifica com o ritmo dançante e cheio de suingue do Bitgaboott, influenciado por diversos estilos, que os irmãos denominaram como samba-rock percussivo. O grupo já tem um álbum lançado, o Canto dos Vizinhos, de 10 faixas. Para Bit, as inspirações vêm do amor e de fatos corriqueiros do dia-a-dia. A banda conta ainda com os músicos Sapão, Rick Gaboott, Esquisito e Pá na percussão, Marquinhos e Marcelo, no violão, Denesson no trombone e Lia Gondim e Genard nos backing vocals.
No repertório do show, o público poderá conferir as composições que fazem parte do álbum do grupo, como Mãe Yabá, Tempero Verde, Balakbak, Azul do Mar, além de releituras de sucessos de grandes artistas como Gilberto Gil, Gonzaguinha, Lulu Santos e Alceu Valença. As canções ganham uma nova sonoridade com arranjos que traduzem o estilo da banda. “Damos um outro corpo à música, uma nova referência”, conta Booghan. As letras da família Bitgaboott também ficaram conhecidas nas vozes de grandes figuras da música baiana. Ivete Sangalo interpretou as composições De Ladinho, Beat Beleza, canção que deu nome ao seu disco, e Quer Que eu Vá. A Timbalada gravou Cordão de Bloco e Suando a Camisa, ao passo que Margareth Menezes emprestou seu vozeirão para consagrar a canção Miragem na Esquina.
Na trajetória da dupla destaca-se a participação no Festival Born to Samba, em 2007, na Alemanha, ao lado de ícones da cultura baiana como Riachão, Raimundo Sodré, Bule-bule e Matheus Aleluia. Os irmãos também já se apresentaram em diversos festivais, como percussionistas, com nomes como Caetano Veloso, Carlos Santana, Gilberto Gil, Marisa Monte, Cássia Eller, Paralamas do Sucesso, Leila Pinheiro e Ricky Martin.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Fevereiro 2010

www.carnaxe.com.br