carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Projeto Carnaval Pipoca na quarta-feira de cinzas
pelourinho cultural
O Encontro Percussivo e o Retrofolia devem fazer com que os baianos e turistas não sintam saudades do carnaval

Baianos e turistas terão ótimos motivos para manter o pique após correr atrás do trio. Trata-se do projeto Carnaval Pipoca, que promoverá um Encontro Percussivo com atrações internacionais já na quarta-feira de cinzas (17), enquanto que no dia seguinte a surf music e o rockabilly do trio instrumental Retrofoguetes comanda a festa, junto com Júlio Moreno e La Pupuña. No sábado, dia 20, o ritmo jamaicano mais famoso dá o tom da festa com o projeto Trilogia do Reggae. As três apresentações contam com o apoio do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O Encontro Percussivo acontecerá no próximo dia 17 de fevereiro no Largo Pedro Archanjo, a partir das 20h. O show será comandado pelo grupo Percussivo Mundo Novo, criado pelo músico e produtor Mikael Mutti, que atuou como arranjador e diretor musical de nomes como Carlinhos Brown, Scorpions, Sergio Mendes e Carlos Santana. O encontro contará com grandes nomes como Davi Vieira, percussionista, compositor e cantor baiano radicado em Nova York, que já se apresentou com grandes estrelas da música, como Carlos Santana, David Byrne e Bebel Gilberto, além do DJ venezuelano Daniel Venezuela, um dos mais consagrados disc-jockeys do Brasil e especializado em música latina. Destaque também para o coletivo novaiorquino Earthrise Soundsystem, liderado pelo produtor e percussionista Duke Mushroom e pelo DJ Derek Beres.
No dia seguinte, 18 de fevereiro, às 20h, os riffs eletrizantes das guitarras darão o tom da festa do Projeto Retrofolia. Na ocasião, subirão ao palco do Largo Pedro Archanjo o trio instrumental de surf-music Retrofoguetes, o guitarrista argentino Júlio Moreno, que mora na Bahia há quase 20 anos, e a banda paraense La Pupuña, que mistura uma série de elementos rítmicos como rock, merengue, surf-music e brega.
Para encerrar o projeto Carnaval Pipoca, acontecerá no sábado, dia 20 de fevereiro, às 20h, também no Largo Pedro Archanjo, a Trilogia do Reggae. O projeto reunirá no Centro Histórico de Salvador três expoentes do ritmo jamaicano mais famoso. No evento se apresentarão os experientes e consagrados reggaemen Dionorina, Gilsan e Jorge de Angélica, que mesclam o reggae clássico a outros ritmos.

BASTIDORES DA FOLIA
- Ritmos de variadas partes do mundo pipocaram no Pelô


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Fevereiro 2010

www.carnaxe.com.br