carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Mariella Santiago apresenta jazz e tradição afro-baiana
pelourinho cultural
A baiana recebeu o músico Lucas Santtana e o percussionista Anderson Souza

A voz potente da cantora soteropolitana Mariella Santiago encheu o Largo Pedro Archanjo na noite do dia 09 de fevereiro. Baianos e turistas puderam conferir a artista no show [In] tudo que é canto, que fez parte da agenda do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Ainda no camarim, a cantora preparava o seu figurino que mesclava tecidos transparentes e materiais plásticos, que já viraram uma marca de Mariella. Enquanto isso, os irmãos Ângelo e Gilberto, ambos músicos, conversavam e passavam algumas músicas. A mãe dos três também ajudava copiando os set lists para o show.
Tudo pronto para o início da apresentação, a banda subiu ao palco e Mariella soltou a voz, seguida de acordes dançantes de samba reggae com uma pegada eletrônica, para interpretar Cuba, música de Otto. Em seguida, acompanhada dos irmãos, Ângelo Santiago no contrabaixo e Gilberto Santiago na bateria e nos samplers, além do tecladista Isaías Rabelo, Mariella lançou uma versão contagiante e originalíssima da canção Desaparecido do francês Manu Chao. Após a execução da música Nine Out of Ten, de Caetano Veloso, Mariella chamou ao palco o primeiro convidado da noite. Era o músico Lucas Santtana, baiano radicado no Rio de Janeiro. Com Lucas, a cantora interpretou Lycra Limão, música do terceiro disco de Lucas, Three Sessions in a Greenhouse. O segundo convidado da festa foi o percussionista Anderson Souza, filho do saudoso Neguinho do Samba. Mariella recebeu ainda o guitarrista, compositor e produtor musical, Peu Sousa.
Segundo Mariella Santiago, o nome do show retrata essa capacidade da música de estar em todos os lugares. “Todos os convidados são músicos baianos que estão em tudo que é canto. Eu e Lucas moramos no Rio, Anderson está na Itália, Peu veio de São Paulo... E nos reunimos aqui”, disse a cantora. O show no Pelourinho marcou também o lançamento virtual de duas músicas no MySpace de Mariella. As faixas Som de Aruanda e Todo Solto agora já podem ser conferidas na rede através do endereço http://www.myspace.com/marielasantiago
Soteropolitana do STIEP, Mariella começou a cantar depois de ter participado de um espetáculo teatral de Aninha Franco, onde interpretava músicas de Janis Joplin. A partir daí, a baiana enveredou por um caminho influenciado pelo jazz e abandonou a faculdade de Serviço Social na Universidade Católica do Salvador para seguir a carreira musical. A artista define a sua música como “algo que une o jazz e a música eletrônica à tradição afro-baiana”. Além disso, Mariella passa sua mensagem não só através de melodias e letras. Contemporânea e ousada, ela, que se diz extremamente transparente, busca transmitir essa característica própria e da sua música no palco através de figurinos que já viraram uma de suas marcas registradas: Mariella se veste de plástico. Vestidos de filme de PVC, acessórios de tiras transparentes e até mesmo calçados de material plástico com acrílico.

Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Fevereiro 2010

www.carnaxe.com.br