carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome


      


Cantoras baianas fazem samba e MPB no Pelô
pelourinho cultural
Fao Miranda lança EP de MPB enquanto Ione Papas apresenta o show ‘Na Linha do Samba’


A cantora de MPB Fao Miranda e a cantora de sambas Ione Papas apesar de estilos musicais diferentes têm bastante em comum. Baianas, acabaram por radicar-se em outros estados. Fao viveu durante boa parte da juventude no Rio de Janeiro, retornando à terra Natal para se formar em canto lírico pela UFBA. Já Ione, radicada em São Paulo desde 1992, volta à Bahia para apresentar-se ao público conterrâneo. Outro ponto em comum é que as duas cantoras irão fazer shows no Pelô no próximo dia 16 de julho às 21h. Fao Miranda irá subir ao palco do Largo Tereza Batista, enquanto Ione Papas mostrará o seu trabalho no Largo Pedro Archanjo. Uma casadinha musical perfeita para uma noite de apresentações, que têm o apoio do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Para lançar o seu EP batizado de Polpa, a cantora Fao Miranda preparou um show especial no dia 16 de julho no Pelourinho. Com um repertório que vai além do EP, passando por nomes nacionais desde Itamar Assunção e Ari Barroso até nomes internacionais como Jimi Hendrix e Amy Winehouse, Fao afirma que quem comparecer à apresentação vai ouvir muito groove. “Não só um groove festivo, mas um groove instigante também”, completa. “A base do meu repertório é a música popular brasileira. Mas eu utilizo pitadas de funk, new jazz. Como o repertório de Polpa fala um pouco da arte moderna e da vida urbana, busquei para este show canções que dialogasse com esse universo”, conclui Fao. No EP, disponível para download através do endereço www.myspace.com/faomiranda, a cantora mistura timbres e texturas para mostrar a diversidade musical que afirma permear sua carreira. Com quatro músicas, duas de Luciano Bahia e duas do maestro Letieres Leite, Polpa conta também com a marca de Fao, que busca um trabalho autoral nas interpretações, mesmo sem utilizar composições próprias. Todas as músicas do EP são do compositor baiano Wo Drummond, que contou com as parcerias de Zéu Salles e Raimar Rastelly.
Já a cantora Ione Papas retornará a Salvador para apresentar um show baseado no seu segundo CD, Na Linha do Samba. Ione, que deu início à sua carreira cantando em bares e corais da capital baiana, estreou o seu primeiro show no ano de 1987 no Teatro Vila Velha. Intitulada Seu garçom, faça o favor, a apresentação era composta por canções do grande artista da música brasileira, o imortal Noel Rosa. Assim Ione enveredou pelo samba e em 1989 foi descoberta pela gravadora Dabliú Discos através de um concurso de talentos. Mais tarde, em 2000, teve oportunidade de gravar o seu primeiro álbum, Noel por Ione pela mesma gravadora. O segundo trabalho, Na Linha do Samba, veio sete anos depois. Nele, composições de artistas, consagrados, desfilam ao lado de canções da nova safra da boa música. Os compositores, tanto baianos como cariocas, vão dos mais experientes, como Batatinha, Tuzé de Abreu, Carlinhos Cor das Águas e Wilson das Neves até nomes um pouco mais recentes, como Tito Bahiense e Doda Macedo. Própria, no disco, apenas uma música, sambaRAP, composta por Ione em parceria com o cantor de Hip Hop Álvaro F. C. “Parei de compor ainda jovem, quando resolvi me dedicar mais ao estudo do canto. Eu era muito auto-crítica e acabei achando que as músicas dos meus amigos eram melhores do que as minhas”, afirma Ione entre risos. Para o Pelourinho a cantora preparou um show baseado no repertório de Na Linha do Samba temperado com pitadas de músicas do próximo disco, ainda sem data prevista para ser lançado. Eventos Gratuitos. Pelourinho, Salvador - Bahia.

Por conta das fortes chuvas que caem sobre Salvador desde a tarde de ontem, dia 15, foram adiados os shows de Fao Miranda, que se apresentaria hoje, sexta-feira, às 21h, no Largo Tereza Batista e Dubstereo, que faria o show na noite de ontem. Como as apresentações aconteceriam num espaço aberto, torna-se pouco viável a realização nestas condições ambientais. Já foram definidas novas datas: o lançamento do EP Polpa de Fao Miranda será realizado no dia 7 de agosto, sábado, às 21h,

Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
Julho 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br