carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome


      


Já é São João no Pelourinho
pelourinho cultural
O Centro Histórico mantem as tradições culturais do São João da Bahia


O São João começou animado em um dos mais belos cartões postais de Salvador e patrimônio histórico-cultural da humanidade: o Pelourinho celebra os santos juninos com trios nordestinos, forró pé de serra, quadrilhas, grupos folclóricos e sambas juninos. Este ano, a Copa do Mundo da África do Sul dá reforço à festa, já que foliões e torcedores têm no bairro um ponto de encontro para dançar forró e torcer pela Seleção Canarinho. Promovido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), o São João no Pelourinho tem no total oito dias de festa e só termina no dia 26 (dias 11, 12, 18, 19, 23, 24, 25 e 26), animados por atrações como os forrozeiros Walter Queiroz e Lui Muritiba e os grupos A Volante do Sargento Bezerra, Orquestra Sinfônica de Aracaju entre outros. Visando manter as tradições culturais do São João da Bahia, as manifestações culturais populares e os artistas das comunidades locais e dos diversos bairros de Salvador têm espaço garantido nos quatro palcos do Pelourinho (instalados nos largos Terreiro de Jesus, Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água). Em todos os oito dias de festejo, haverá apresentações de trios de forró pé de serra, com destaque para o Trio de Forró Tenilson Gonzaga, Balanço do Forró, Asa Branca, Fogaréu, Zé Grilo e Sua Gente, Cangaços do Nordeste, Zé da Sanfona, Peões do Nordeste e Neto de Procópio, entre outros.
Além disso, os sambas juninos itinerantes irão arrastar os foliões e distribuir música e alegria pelas ruas do Centro Histórico. Destacam-se a participação de Tororó, Leva Eu, Jaké, Samba de Cozinha, Viola de Marujo, Sambalança, Fogueirão, Peão Doido e Todo Menino é Um Rei, entre outros. As quadrilhas, da capital e do interior, também ganham destaque e exibem seus figurinos coloridos e as suas belíssimas coreografias na Praça Municipal, perto do Elevador Lacerda, outro ponto turístico importante de Salvador. Turistas e baianos poderão conferir toda a programação e coberturas dos shows nos largos e ruas do Pelô através do site www.saojoaobahia.com.br, da Secretaria de Turismo do Estado.
No São João do Pelô, o visitante encontra muita alegria e diversão em nos palcos onde serão realizados simultaneamente os shows diários e, além de curtir o clima de paquera, o público ainda pode desfrutar das deliciosas comidas e bebidas típicas.

SEGURANÇA
Durante os dias de festa, a segurança em todos os largos e ruas do Pelourinho está sendo intensificada. Além do contingente habitual de policiais que circulam pelas ruas do Centro Histórico, o local conta com o reforço de mais de 150 Policiais Militares, com o apoio da Tropa de Choque, da Cavalaria e do Esquadrão Águia, Rondesp e de policiais do 18º Batalhão. O cidadão poderá buscar atendimento no Posto de Comando, que está localizado na Praça Castro Alves, ou na sede da Primeira Companhia, no Pelourinho. Denúncias também podem ser realizadas pelo 190.

TURISTAS
O São João da Bahia é bastante reconhecido em todo o Brasil e atrai pessoas de diversas regiões. Dessa forma, a preocupação em proporcionar ao turista uma estadia festiva e segura levou à qualificação profissional de aproximadamente 160 policiais, que realizaram um curso especializado para atendimento ao turista, promovido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).

TRANSPORTE
A Secretaria de Transportes vai intensificar a oferta de ônibus para atender ao público do Pelourinho, durante os festejos juninos. Serão disponibilizadas linhas extras no terminal da Barroquinha e na Estação da Lapa e no ponto do Elevador Lacerda. Os ônibus circularão até as 3h da manhã.

ESTACIONAMENTO
O Pelourinho conta com dois estacionamentos, que funcionam 24h: O Well Park, situado no Quarteirão Cultural, disponibiliza aproximadamente 150 vagas, já o 14M oferece mais de 370 vagas e localiza-se na Rua 12 de Outubro – Ladeira do Pax. Pelourinho, Salvador - Bahia.

Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
18 de junho 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br