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Mickey Mouse com sotaque nordestino
diversidade e cultura
Xilogravura de Cordel e muito mais criações


A Disney montou um plano de ação para gerar maior visibilidade de sua marca e personagens junto às classes C, D e E, no Nordeste. O objetivo da companhia é aumentar o número de licenciamentos, de olho na ascensão econômica da região. Para isso, convidou três artistas locais para dar novos traços ao famoso Mickey Mouse. Os desenhos feitos por Derlon Almeida (Recife PE), Érica Zoe (Fortaleza CE) e Cau Gomez (Salvador BA), foram incluídos em um guia de estilo inédito - um manual de uso de artes para licenciamento.
As novas ilustrações servirão como referência para o desenvolvimento de produtos, ações de marketing e eventos. Os desenhos trazem o ícone da companhia interagindo com alguma peculiaridade da cultura local. Em uma delas Mickey está segurando um berimbau, em outra está tocando um triângulo. De acordo Marcos Rosset, vice-presidente sênior da The Walt Disney Brasil, o foco é chegar a esses Estados com uma identificação mais forte, coerente e em sintonia com o consumidor nordestino. O trabalho de Cau Gomes (abaixo) coloca Mickey tocando um berimbau no pelourinho. O manual está sendo apresentado a empresários e agências da região em eventos fechados, com o objetivo de popularizar os ilustres personagens. "Por conta do aumento do poder aquisitivo das pessoas nessa região, vimos uma grande oportunidade de apresentar desenhos que fazem parte do aspiracional desse público. Para tanto, tivemos de imergir na cultura dessa região", diz Rosset. Derlon Almeida do Recife, se inspirou na xilogravura de Cordel para criar im Mickey minimalista. Atualmente a marca tem cerca de 135 licenciamentos no País, sendo que, desse total, o Nordeste representa 15%. A expectativa do grupo é dobrar esse número nos próximos dois anos. Os primeiros resultados já podem ser vistos em embalagens de marcas de higiene pessoal e alimentação.
Nos últimos anos os Estados que compõem o Nordeste tiveram crescimento acima da média nacional, impulsionados principalmente pela indústria local, recursos minerais, turismo e outros serviços. Essa aproximação com o Nordeste, além das classes C, D e E vem sendo planejada há cerca de cinco anos pela companhia. As primeiras ações tiveram início com o show da Disney nas edições paulistanas da Super Casas Bahia, evento de fim de ano que concentra um bom público dessas classes. As apresentações traziam para as crianças a magia do cinema na figura de personagens de filmes como O Rei Leão, Toy Story, A Bela e a Fera, além dos tradicionais Pateta e Pato Donald, entre outros.

- Erica Joe - Fortaleza CE

 

Cau Gomez - Salvador BA



Derlon Almeida - Recife PE



Fonte : Beatriz Lorente - Mem Online - maio 2010

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