carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Edu Casanova gravou DVD no Pelô
pelourinho cultural
O sol ainda brilhava intensamente sobre as ladeiras e ruas do Pelô quando o público começou a chegar ao Largo Tereza Batista...

Edu Casanova gravou DVD ontem, dia 11 de maio, no Peloutinho, em Salvador. Compositor baiano relembrou, em show no Largo Pedro Archanjo, antigos sucessos e mostrou canções inéditas que farão parte do seu DVD Documentário Quem foi conferir o show de Edu Casanova, que marcou a gravação do DVD do artista, se surpreendeu com o seu visual mais despojado com um blackpower, preso por uma tiara, e sua presença de palco ainda mais arrojada. O show foi uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Como um maestro, Casanova, através de movimentos ora suaves ora mais ágeis de suas mãos, foi ditando o ritmo da sua banda, sobretudo das percussões, para em seguida emendar a canção de Gerônimo que abriu o show, É D’oxum, marcada pelo suingue e peso da percussão afro-baiana. Bastaram apenas algumas músicas para o público que circulava pelas ruas e largos do Centro Histórico se fixar nas mesas próximas ao palco para acompanhar o show do compositor que já contabiliza 20 anos de carreira e aproximadamente 1.200 composições de sua autoria. “É um prazer imenso estar voltando ao Pelourinho. Este lugar mexe demais comigo”, contou o empolgado Casanova. A plateia que se balançava ao som do pop axé de Casanova pôde conferir grandes sucessos que agitaram os últimos carnavais da Bahia como Coração Tambor, da Negra Cor, Coisa Linda, da Banda Eva e Ilumina, canção de Casanova em parceria com Sérgio Passos e Jorge Papapá que virou um hit na voz de Ivete Sangalo. Em seguida Casanova apresentou ao público duas músicas inéditas, Papa Pirou, canção do compositor para o carnaval de 2011 e A Outra, releitura em ritmo de arrocha da composição do angolano Mathias Damásio.
Casanova contou que está muito empolgado com a canção Papa Pirou e que o público deve se apaixonar pela música. “É a história de uma menina que adora axé, mas seu pai tem medo de deixá-la curtir o show. Até que, um certo dia, ela leva o velho para conhecer uma apresentação do ritmo. A partir daí, o pai fica louco pela música da Bahia e é ele que passa a não perder nenhum show”, revelou Casanova para em seguida ensinar a coreografia e o refrão para a plateia. Logo após ele apresentou uma versão do seu sucesso Cabelo Raspadinho com uma releitura que o aproximou de um samba mais sincopado que envolveu o público. Casanova contou que essa versão da música foi apresentada pela primeira vez por Gal Costa na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. “Edu é ótimo, tem uma energia bem positiva e um ritmo que são próprios dos artistas desta terra”, afirmou o empresário mineiro Jonathan Soares, de passagem por Salvador, que resolveu curtir a noite de terça-feira no Pelourinho.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - 12 Maio 2010

www.carnaxe.com.br