carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Dor de Cotovelo , claro. E porque não?
desabafos da folia
Manno Góes, baixista do Jammil e Uma Noites desabafa no blog oficial da banda

Carnaval de Salvador - Bahia 2010. Era terça-feira. Ultimo dia do bloco Balada. O Jammil, mais uma vez, correspondeu ao script. Porque o Jammil é assim: Uma banda com cara de coadjuvante.Mas coadjuvante de pica dura. Pois não adianta a gente ser a banda do PRAIEIRO. Os atores principais serão sempre escolhidos por quem entende do negócio. Eu, que não entendo porra nenhuma do negócio, só vi meu JAMMIL e meu BALADA crescendo ano após ano, e minha PRAIEIRO tocando sem parar desde 2005 no carnaval de Salvador por todo mundo. E passaram-se 2005, 2006 e 2007 . Finalmente, em 2008, PRAIEIRO se tornou a música mais tocada do Brasil. CAPS LOCK: A MÚSICA MAIS TOCADA DO BRASIL! Ou seja… Se você ouviu pra caralho uma música tal de alguma dupla tal, tudo bem… Mas saiba: A música que MAIS tocou em shows no país em 2008 FOI PRAIEIRO. Minha música. Da MINHA AUTORIA. Da MINHA BANDA: JAMMIL!
O que significa pra mim? Porra!!! Um triunfo. Uma alegria! Um reconhecimento maravilhoso por tudo que o JAMMIL faz. Uma banda alegre, divertida, leve, talentosa. Composta por pessoas de bem, com vontade de crescer e com tesão pelo que faz.
O que significa pra Bahia?? Porraaaa!!! A MÚSICA MAIS TOCADA DO BRASIL É DE UMA BANDA BAIANA, PORRA!!! E essa banda é o Jammil! É O Jammil! Alouuuuu!! Aquela banda, sabe? De uns caras que fizeram faculdade, filhos de uma classe méedia falida por conta dos planos cruzado, cruzado novo, Collor, etc. Uma banda que veio frutificada pelas sementes do Asa, Chiclete, Beijo, Cheiro. Uma banda com alma de garagem. Banda de alma. De sangue no olho.
Mesma banda que viu MILLA, música de autoria minha e de Tuca (mais minha, verdade seja dita – o que não muda a importância de Tuca na construção dela) ser a música mais tocada no Brasil em 97, 98 e 99. Na interpretação de Netinho. Ou seja… Em 2008, vi novamente uma música que eu fiz, pra minha banda, pro meu Jammil, pro NOSSO jammil ser a música mais tocada do BRASIL. Do país! Porra! Esse Brasil é muito grande! Sabe o que é ter a música mais tocada do BRASIL?? Eu tive esse privilégio: Em 97, 98, 99 e em 2008. Eu fui o compositor da música mais tocada no Brasil nesses anos todos. Que do caralho!
Aí vem 2010. Terça de carnaval. Estouramos a champagne no trio no final do percurso. O que sempre fazemos, todos os anos. Pra brindarmos nosso sucesso, nossa alegria em ver nosso bloco cheio. Em termos feito mais um carnaval sensacional.
Vem o cara da ECAD, órgão que regulariza a arrecadação dos direitos autorais no país e me diz: “Parabéns, Manno. PRAIEIRO ganhou de novo. E olha, TCHAU, I HAVE TO GO NOW, ganhará ano que vem”. Fiquei feliz, claro. Mas não quis acreditar. Até o mês passado, quando saiu a lista da ECAD com as músicas mais tocadas do ano. E tá lá: Nas cabeças: PRAIEIRO mais uma vez. Mais que Vítor e Léo. Uau!!! É a Bahia nas cabeças, gente! Que bom! PRAIEIRO: A MÚSICA MAIS TOCADA NO BRASIL EM 2008 E EM 2009.
E aí vem os prêmios… Band, Castro Alves, Dodô e Osmar… Nem indicado o JAMMIL foi pra nada. A exceção do Castro Alves, não houve o menor reconhecimento por parte de ninguém de júri nenhum à banda que teve a MÚSICA MAIS TOCADA DO BRASIL POR DOIS ANOS SEGUIDOS! QUE TEM O BLOCO (BALADA) TODO VENDIDO TODOS OS ANOS!
Ignoraram Tuca – um cantor-animador bom pra caralho! Quem sai no Balada e acompanha o Jammil Brasil afora sabe o que estou dizendo.
Ignoraram a banda – uma banda de verdade, visceral. Com coragem de improvisar e errar. Que toca todo mundo. Que respeita o novo, o velho e o desconhecido.
Ignoraram o bloco – Balada. Esse sim eu queria que ganhasse prêmios. Pois é tão divertido, alegre, bonito, animado…
Estou, há oito anos consecutivos entre os autores mais rentáveis do país. O que significa que o JAMMIL, há oito anos consecutivos vem fazendo um trabalho bacana, divulgando a música baiana e a alegria do chamado axé. Não ganhamos prêmio nenhum em Salvador. Não fomos indicados pra porra nenhuma (à exceção do CASTRO ALVES). E me convidam pra esses eventos pedindo confirmação se eu vou ou não. Vou o caralho! Prefiro ficar em casa fazendo música pra galera cantar.
Mas quer saber? Somos a banda de MILLA, porra! De Ê, SAUDADE. De TCHAU, I HAVE TO GO NOW. De MINHA ESTRELA. De DE BANDEJA. De É VERÃO. De TÁ ESPERANDO O QUE?. De CHUVA NA JANELA. De AGORA QUE O VERÃO PASSOU. De LANÇA, LANÇA. E de PRAIEIRO, a música mais tocada no BRASIL há dois anos seguidos. Meu troféu é ver minha banda, o JAMMIL, fazendo show pra caralho.
É compartilhar com fãs maneiros e verdadeiros momentos divertidos. Compartilhar com eles não só as beneces da banda. Mas também coisas triviais que enriquecem o universo pop que me norteia: Indicações de livros, filmes, músicas, séries de TV. Enfim, usufruir do bem estar que nos uniu, une e permeia tudo que nos envolve.
Meu troféu é ver minha amizade com Paulo Borges, nosso empresário. É ter uma liberdade de falar o que quero tão presente, que ouvir se torna mais precioso e condutor do que seria simplesmente. Poucas bandas tem este privilégio que nós do Jammil temos. Paulo Borges é nosso Zé Fortes. Salve, Paralamas.
Meu troféu é a galera que trabalha na empresa CARREIRA SOLO. Gustavo Partner, Didi, Neto, Cris, Déa, Marlon, Josias, Jorginho, Mônica, Aneildo, Paulinho. E os que esqueci de citar, claro.
Meu troféu é a banda que nos acompanha. A começar por Beto, claro. Que é imagem e cara do Jammil também, mas que não está envolvido diretamente nos perrengues administrativos e societários. E Guiga, Lucas, Téo (que eu AMO), Andersen, Guto, Gil, Nogueira, Tiago.
Meu troféu é a equipe que nos acompanha na estrada. Desde Bel, Cris e André Miranda até Marcelão, Bicudo, Baby, Marquinhos, Pitscuila…
Mas quero respeito, reconhecimento. E este post é isso: Um desabafo em prol do amor próprio. Se ninguém reconhece o JAMMIL, FODA-SE. Eu reconheço, admiro e adoro.
Afinal, como em tudo na vida, se a gente não reconhecer o bem que a gente faz, quem reconhecerá por nós?
PRAIEIRO: MÚSICA MAIS TOCADA DO BRASIL EM 2008 e 2009.
JAMMIL: BANDA DA MÚSICA MAIS TOCADA NO BRASIL EM 2008 E 2009.
BAHIA: ESTADO QUE TEM A MÚSICA MAIS TOCADA NO BRASIL EM 2008 E 2009.
SALVE JAMMIL! SALVE PRAEIRO! SALVE BAHIA.
SE eu não vir minhas qualidades, quem verá por mim?
Namastê.


Fonte : Manno Góes - Diário Oficial Blog
Banda Jammil e Uma Noites - 21 de Março 2010

www.carnaxe.com.br