carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Tiganá Santana mostra trabalho inspirado em raízes africanas
pelourinho cultural
Jovem cantor e compositor baiano receberá convidados ilustres

Ele tem 27 anos, é formado em filosofia pela Universidade Federal da Bahia e é o primeiro brasileiro a compor em línguas africanas. Seu nome é Tiganá Santana, jovem cantor e compositor, pesquisador incansável das próprias raízes, que realizará seu show no Largo Pedro Archanjo no dia 05 de março, a partir das 21h. A apresentação será parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Nome de batismo, Tiganá é um título dado a uma linhagem de pensadores do Mali. Mas, apesar de filósofo, Tiganá afirma ter na música o seu ofício. “Comecei a compor aos 14 anos. Meu ofício é a música”, diz. O artista, que lançou o seu primeiro CD intitulado Maçalê em 2010, já compôs três canções em línguas africanas como kikongo, dialeto utilizado no Congo, e kimbundo, dialeto de Luanda. “Compor em línguas africanas tem a ver com minha trajetória como pessoa e com a minha espiritualidade, que é o candomblé”, afirma Tiganá.
Para o show no Pelourinho o músico será acompanhado pelos percussionistas Antenor Cardoso, Gabi Guedes e o sueco Sebastian. Além das músicas do novo CD, Tiganá irá cantar diversas outras composições próprias, além de músicas do imortal Dorival Caymmi. Convidados especiais de peso, Roberto Mendes, Capinan, Margareth Menezes e o guitarrista Mou Brasil já confirmaram presença na noite, que promete ser um ode à cultura afro-brasileira.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
- Musicalidade africana tomou conta do Pelô


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Março 2010

www.carnaxe.com.br