carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Espetáculo “Benção” homenageia centenário do samba e canção de Vinícius de Moraes
pelourinho cultural
Homenagem da cantora à Itamar Assumpção marcará o dia da consciência negra, em novembro, no Pelô


Nesta segunda-feira, dia 01 de novembro, o projeto Curta Dança, às Seis no Pelô apresenta o espetáculo “Benção”, da Bamberg Companhia de Dança, em homenagem ao centenário do samba e à canção “Samba da Benção” de Vinícius de Moraes. A direção artística do espetáculo é assinada por Sônia Bamberg e pelo dançarino e produtor Marcelo Galvão. O evento acontece às 18h, no Largo Pedro Archanjo – Pelourinho, com entrada franca. Resultado da paixão por um dos ritmos musicais que mais retrata a alma brasileira, “Benção” é um espetáculo alegre interpretado por um ator e por oito dançarinos oriundos de um projeto social mantido pela Bamberg Cia de Dança, os quais mostrarão no palco do Pelourinho movimentos simples e ao mesmo tempo vibrantes, frutos de uma longa pesquisa em música, teatro e em dança de salão e contemporânea.
Os dançarinos serão embalados por sucessos de consagrados sambistas brasileiros – a exemplo de Batatinha, João Bosco, Cartola, Noel Rosa e do próprio Vinícius. O figurino é inspirado na história do samba e faz um retorno à originalidade da música, com toques de contemporaneidade. Em 2011, Benção será apresentado no Canadá e em Portugal, em festivais de dança para os quais o espetáculo foi convidado.

BAMBERG CIA DE DANÇA
A Bamberg Cia. de Dança foi criada há cinco anos através de um projeto social mantido pela Bamberg Escola de Dança, que há 12 anos realiza um trabalho de inclusão social de jovens do bairro do Cabula e seu entorno. Sob a direção de Sônia Bamberg, a Companhia investiga sistemas abertos de movimentos provenientes da dança de salão, assim como elementos musicais, figurino, improvisação e autonomia para o corpo. Atualmente a Companhia conta com um elenco de oito dançarinos, os quais realizam trabalhos colaborativos de criação e estudos sobre a dança de salão.

PROJETO CURTA DANÇA - AS SEIS NO PELÔ
Desde a primeira segunda-feira de outubro (04), o projeto Curta Dança, às Seis noPelô – contemplado pelo edital Tô no Pelô 2009, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – está transformando o Pelourinho em palco para uma série de espetáculos de dança com alguns grupos representativos desta expressão artística na capital baiana. O projeto estreou com os dançarinos Leandro de Oliveira e Rafael de Oliveira Neto, com o espetáculo Trilhas Urbanas. Na segunda-feira seguinte (11), foi a vez de Majú Passos e Marcelo Galvão subirem ao palco e apresentarem Dois Gumes. No dia 18, o Grupo de Dança Contemporânea (GDC) apresentou o espetáculo inédito Pop-Up: Ventana 1 e, na última segunda-feira (25), os dançarinos Edu O. e Lucas Valentim interpretaram Odete, Traga Meus Mortos. Durante as próximas semanas, o Curta Dança, às Seis no Pelô vai realizar mais duas apresentações, sempre às segundas-feiras (1º e 08 de novembro), às 18h, no Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho, com entrada franca. Idealizado pela Mazurca Produções, o Curta Dança, às Seis no Pelô é o único projeto envolvendo esta expressão artística contemplado no referido edital e visa fortalecer o espaço para produção e circulação desta linguagem artístico-cultural na capital baiana. Além disso, o projeto vem realizando um trabalho de formação de plateia junto à comunidade do Pelourinho, através de visitas a ONGs, instituições, escolas e fundações. Todos os grupos convidados a fazer parte do Curta Dança, às Seis no Pelô surgiram na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). São eles: Mazurca Criações com os espetáculos Dois Gumes e Interações; o Grupo de Dança Contemporânea (GDC), que apresentará o espetáculo inédito Pop-Up; o Bamberg Cia de Dança, trazendo Benção; os dançarinos Leandro de Oliveira e João Rafael Neto, com Trilhas Urbanas; e a dupla Edu O. e Lucas Valentim com o espetáculo Odete, Traga Meus Mortos.

- www.curtadanca.wordpress.com

Fonte : Pelourinho Cultural - Novembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br