carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


2ª edição do projeto Tangolomanguinho
pelourinho cultural
Projeto Tangolomanguinho proporcionará intercâmbio cultural entre grupos infanto-juvenis no Pelourinho


Segunda edição do projeto Tangolomanguinho proporcionará intercâmbio cultural entre grupos infanto-juvenis no Pelourinho Workshops, dinâmicas, mostras de cinema e show são só alguns dos eventos que acontecerão entre os dias 26 e 28 de novembro
As manifestações culturais coletivas são tão interessantes e ricas quanto o desenvolvimento individual da arte. Esse é o pensamento que permeia o projeto Tangolomanguinho – 2º Festival Infanto-juvenil da Diversidade Cultural do Pelourinho, que agora em sua 2ª edição levará aos largos do Pelourinho uma programação variada focada na formação cultural dos artistas mirins entre os dias 26 e 28 de novembro. O projeto tem patrocínio da operadora Oi, apoio Cultural do Oi Futuro, apoio institucional do Pelourinho Cultural, programa ligado ao Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e parceria da Oi Kabum! Salvador, Cipó, Ponto de Cultura Cineclube Imagens Itinerantes, Escola de Dança e Cine Teatro Solar Boavista. Resgatando o objetivo da 1ª edição, que aconteceu em maio de 2010, o evento dará neste mês de novembro, a crianças e jovens, a oportunidade de participar coletivamente da produção cultural, através do intercâmbio de talentos e compartilhamento de experiências artísticas diversas. Os diferentes grupos populares formados pelo público infanto-juvenil irão produzir um encontro de culturas individuais, gerando por fim uma junção de talentos. O resultado dessa união ocasionará um espetáculo múltiplo de dança, música e teatro que marcará o encerramento da edição do projeto, no domingo, dia 28, no Largo Tereza Batista, às 19h.
De acordo com Nina Guinle, coordenadora de produção da 2ª edição do Tangolomanguinho, “o objetivo é promover um intercâmbio de experiências e de linguagens. A ideia é que os grupos possam exercitar o desprendimento de seus espetáculos individuais e possam se lançar na emoção e na alegria do fazer coletivo, da produção compartilhada”. Assim como na 1ª edição do Tangolomanguinho, o projeto é decorrente do Tangolomango – Festival de Diversidade Cultural, festival que já aconteceu em cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. A finalidade do projeto é a troca de experiências entre grupos artísticos de diversas regiões do país e da América Latina, tendo como base a produção de um espetáculo único que demonstre todas as características da integração cultural desses grupos. Dessa forma, o Tangolomanguinho transporta as características do projeto progenitor para o universo infanto-juvenil, dando a esse público as ferramentas necessárias para uma maior compreensão da produção artística feita de forma coletiva e também da cidadania e seu espaço no dia-a-dia.
Essa 2ª edição focará nas atrações já conhecidas pelo público, mas trará também um diferencial que interage com a realidade de muitos jovens. Esse destaque fica por conta da cultura urbana desenvolvida em vários espaços, inclusive nas próprias ruas. Além de abordar as manifestações culturais tradicionais, o evento mostrará a diversidade na arte que às vezes passa despercebida pelo grande público, mas que está espalhada pela cidade. Algumas dessas vertentes tratadas serão o street e o break dance, o rap, o hip hop e a toy art. A programação da 2ª edição do Tangolomanguinho contará com diversas atrações, finalizando com uma apresentação que reunirá todas as vertentes culturais abordadas durante os três dias. Como um evento conjunto ao Tangolomanguinho, a mostra de cinema e animação acontecerá entre os dias 26 e 28, tendo como curadores Mércia Britto, do Cinema Nosso, e o Anima Escola, do Anima Mundi, e levará o melhor do cinema e animação mundial aos espaços Oi Kabum! e Cine Teatro Solar BoaVista. O dia inicial do projeto, 28 de novembro, dará aos artistas mirins a oportunidade de interagir com diferentes práticas culturais através dos workshops de Street Dance, com Sônia Destri, Toy Art, com Andrea May; e DJ, com DJ Edilson. Todos os workshops acontecerão no Largo Pedro Archanjo, menos o de Street Dance, que será na Escola de Dança, a partir das 9h. O dia 29 de novembro será marcado por dinâmicas no Largo Pedro Archanjo, que têm como objetivo o intercâmbio de projetos de cada grupo para uma produção cultural coletiva, a partir das 9h. O último dia, 30 de novembro, trará o espetáculo feito a partir da interação entre os grupos, sempre ressaltando os aspectos artísticos produzidos em coletividade. O ensaio geral começará no Largo Tereza Batista, às 9h, e a apresentação será também no Largo Tereza Batista, às 19h.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

COMENTÁRIOS DA FOLIA
- Encerramento Tangolomanguinho uniu sons e cores


EDIÇÃO ANTERIOR
2010 - 1ª edição


Fonte : Pelourinho Cultural - novembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br