carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Samba foi o prato principal do projeto
"Cantando com os Compositores"
pelourinho cultural
A cantora Juliana Ribeiro revelou seu talento ao lado dos grandes compositores baianos Roberto Mendes e Edil Pacheco

Quando as luzes ascenderam, uma cantora com um vestido colorido na predominância da cor lilás, com músicos ao fundo trajados todos de branco e com chapéus, revelou que samba se faz onde o coração está. Juliana Ribeiro, cantora de um carisma arrebatador e pesquisadora da origem do samba, abriu a segunda edição do projeto Cantando com os Compositores, no Largo Tereza Batista, na noite de ontem, dia 09 de outubro, com a participação de dois renomados compositores, Roberto Mendes, de Santo Amaro, e Edil Pacheco, de Maragogipe. O projeto faz parte da agenda Tô no Pelô, do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
A iniciativa do projeto surgiu com o desejo de mostrar ao público o rosto dos criadores da música baiana, em especial do samba, muitas vezes conhecidos apenas pelos nomes. Durante a estreia do projeto, no entanto, os compositores receberam tratamento especial e foram aplaudidos fervorosamente pelos amantes do samba que lotaram o Largo Tereza Batista. O público heterogêneo se misturou aos sons e às cores vindos do palco e dançou aos diferentes ritmos como jongos, batuques, lundus e sembas angolanos, todos apresentados por Juliana.
“A ideia do projeto é tornar os compositores conhecidos, levando ao público a imagem, a identidade musical e a timbragem vocal deles. Quando uma canção é ouvida no rádio, as pessoas conhecem o cantor, conhecem os nomes dos compositores, mas não sabem quem eles são. O objetivo de “Cantando com os Compositores” é trazer isso ao grande público. Se não tivessem esses caras, o que a gente ia cantar? O palco é o lugar de direito deles”, afirmou Juliana Ribeiro.
No repertório do show, a cantora homenageou também outros compositores que contribuem em peso com a produção do samba na Bahia. A música Edith de autoria de J. Velloso resgatou um pouco da história de dona Edith do Prato, autêntica sambista do recôncavo baiano que criava música com a ajuda de pratos e talheres, através da voz de Juliana. Já as músicas Tico-tico de composição de Zequinha de Abreu e Disseram que Voltei Americanizada de Luiz Peixoto e Vicente Paiva foram tributos feitos à cantora e atriz Carmen Miranda. A interpretação das duas canções foi um dos ápices da apresentação, onde o público aplaudiu Juliana Ribeiro por sua afinada técnica musical e por seu talento inquestionável.
Ao final da sua homenagem aos diversos sambistas, a cantora trouxe ao palco o compositor Roberto Mendes e deu a ele toda a autonomia para ser o centro da apresentação. Roberto, natural de Santo Amaro, apresentou músicas de sua autoria acompanhado de um violão e da banda que tocava violão, flauta transversal, baixo, percussão, pandeiro e bateria. O compositor destacou a importância do cantor para o compositor. “Eu acho que a melhor coisa para o autor é ter sua música na voz do interprete, essa é a melhor tradução do seu trabalho”, disse.
Outro convidado da noite, Edil Pacheco, fez o público dançar através das suas composições. A abertura da sua apresentação ficou a cargo da música-hino Filhos de Ghandi. Essa música imortalizada transformou o Largo Tereza Batista em um grande sambódromo. O compositor também mostrou sua canção Terreiro de Jesus, escrita em parceria com João Bosco. Edil declarou que o projeto está servindo para reconhecer o cantor e ao mesmo tempo o autor das músicas. “O objetivo é dar visibilidade aos compositores. A Bahia está começando a ter artistas que prestigiam os compositores, a fazer com que eles sejam mais conhecidos, e isso valoriza os compositores da terra. O trabalho da Juliana vai dar muitos frutos, nasce mais uma estrela”. Segundo Jorge Washington, ator do Bando de Teatro Olodum, é importante reconhecer os compositores. “Às vezes, se conhece a música, mas não o compositor, e enquanto essa música é festejada, o autor não é mostrado. O público está sendo privilegiado por ter Juliana, esse talento, essa doçura, cantando e reconhecendo os sambistas”.
Os ingressos para o show foram dois pacotes de leite em pó que serão doados para duas instituições de caridade ligadas à crianças, o Orfanato Associação Mensageira do Amor Cristão e a Creche Associação Educacional Salvador. A cantora agradeceu todo o apoio dado pelo público à causa. O projeto Cantando com os Compositores acontecerá no Largo Tereza Batista todos os sábados do mês, dias 16, 23 e 30 de outubro, sempre às 21h.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

Fonte : Pelourinho Cultural - Outubro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br