carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Abertura do BigBands Festival atraiu um público alternativo ao Pelô
pelourinho cultural
A terceira edição do festival promete agitar ainda as noites de 23 e 24de outubro no Largo Pedro Archanjo


Uma maratona de muito rock animou a noite do Pelô, ontem, dia 20 de outubro. Três bandas da cena alternativa de Salvador subiram ao palco do Largo Pedro Archanjo para abrilhantar a abertura da terceira edição do BigBands Festival. O evento, que integra a agenda do Pelourinho Cultural, Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, é promovido pelo coletivo baiano Quina Cultural em parceria com o Circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos composta por produtores culturais de diversas regiões do país.
No palco, os grupos baianos Neologia, Enio e a Maloca e Maglore se encarregaram de anunciar a chegada do Festival que há três anos conta com o apoio do Programa Pelourinho Cultural para movimentar a cena da música alternativa na Bahia. Para Rogério Big, um dos idealizadores do projeto que empresta seu apelido ao festival, a idéia é se engajar cada vez mais entre os coletivos e fazer um trabalho em conjunto, com uma abrangência maior. “Com a criação e união dos coletivos, é possível fazer festivais com proporções maiores e que aconteçam simultaneamente. Esperamos que para o ano que vêm o BigBands também possa crescer e ampliar seus horizontes, abrangendo outros ritmos e linguagens, como o hip hop e o audiovisual”, disse Big. Acontecem ainda na Bahia, durante os dias 20 e 24 de outubro, os festivais Feira Noise em Feira de Santana e Suíça Bahiana em Vitória da Conquista.
A estreia do BigBands ontem provou que público e disposição para se reunir numa noite chuvosa de quarta-feira não faltam. Uma legião de jovens animados buscava diversão e música, tudo em nome do bom e velho rock, como afirmou Roy, vocalista do grupo baiano O Circulo, que assistiu aos shows da plateia. “Eu vim aqui hoje prestigiar os meus colegas e amigos, e ouvir boa música. Acho a iniciativa de reunir e evidenciar bandas alternativas de Salvador muito interessante”, disse o músico.
O show de abertura da noite ficou por conta da Neologia, que lançou covers como Podres Poderes de Caetano Veloso, além de músicas próprias como o novo single da banda Não Negue Não. O diferencial do grupo ficou por conta do vocal feminino de Lívia Ferreira. Segunda no line-up das bandas, projeto solo do guitarrista paulistano Enio, criado no ano de 2005, o grupo Enio e a Maloca comandou o som utilizando trompete, sax, baixo, bateria e guitarra. Por último, foi a vez do grupo soteropolitano Maglore subir ao palco. Os quatro rapazes que buscam inspiração no rock britânico, entre outros, já angariaram desde a criação do grupo, em agosto de 2009, premiações em festivais como FUN MUSICA, Desafio de Bandas e iBahia Garage Band. Entre canções em sua grande maioria próprias e covers de Raul Seixas e Beatles, a Maglore convidou ainda o amigo da banda, Enio, para subir ao palco e apresentar junto com o grupo a canção Às Vezes um Clichê, um dos sucessos da Maglore.

Fonte : Pelourinho Cultural - 19 Outubro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br