carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Mostra Osso Latino-Americano no Pelô
pelourinho cultural
Exposição levará arte performática para as ruas do Pelourinho de 26 a 29 de setembro 2010.


De domingo, 26, a quarta-feira, 29, os moradores e visitantes do Pelourinho vão ser surpreendidos com atuações variadas de 40 artistas performáticos do Brasil e de outros países da América Latina dentro da Mostra Osso Latino-Americana de Performances Urbanas (MOLA). Produzida pelo Osso Coletivo de Performances Urbanas, o projeto faz parte da agenda Tô no Pelô, do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A abertura do evento será realizada no domingo, às 18h, no Largo Pedro Archanjo, com uma exposição de fotos de intervenções dos participantes. Além de promover o encontro entre artistas e pesquisadores da arte performática, a MOLA levará arte ao cotidiano dos transeuntes do Centro Histórico. Nos dias 27, 28 e 29, as atrações vão se concentrar no Largo Pedro Archanjo, de onde os artistas poderão sair para realizar intervenções pelas ruas do Pelourinho. “Na performance, o corpo é o suporte do artista. É uma modalidade de manifestação em que, na expressão corporal, podemos combinar teatro, música, poesia e artes visuais”, explica a artista performática Rose Boaretto, integrante do coletivo baiano Osso. “No Pelô, vamos dialogar com o Centro Histórico e estabelecer contato com o espaço e história do lugar”, completa.
Participarão do projeto artistas do Peru, Equador, Argentina, Colômbia e Venezuela, além da Bahia e outros estados brasileiros. Uma das novidades é que a mostra contará também com performances virtuais, por meio de telepresença. “No largo, teremos um telão que mostrará a performance ao vivo de artistas que estarão em outros estados ou países, como o brasileiro Pedro Costa, conectado de Berlim. A transmissões serão realizadas sempre no horário de Brasília”, diz Rose. As intervenções irão acontecer entre 8h e 21h. A programação será afixada no Largo Pedro Archanjo e contará com atrações como o baiano Marius Hatziprokopiou, que irá apresentar uma performance-instalação questionando as formas atuais de escravidão e o performer argentino Santiago Cao, que ficará oito horas preso dentro de uma rede de pesca no Largo do Pelourinho.
De acordo com Rose, outro destaque da MOLA é o espaço Fazendo Sala, destinado à discussão de temas da área entre pesquisadores, performáticos e o público. Os encontros acontecerão também no Largo Pedro Archanjo, das 10h às 12h. A Mostra Osso Latino-Americana de Performances Urbanas (MOLA) foi um dos projetos vencedores do Edital Tô no Pelô - Apoio à Dinamização Artístico Cultural do Pelourinho (Categoria Ocupação de Largos), promovido pelo Instituto Patrimônio Artístico e Cultural, Pelourinho Cultural, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

ARTISTAS PERFORMANCES
Adridana María Rico Chavez (VEN), Alexandre Coutinho (BA), Ana Paula Pessoa (BA), Andres Murillo (COL), Beto Basílio (BA), Clara Domingas (BA), Cia Obicena (BA), Carol Érika (BH), Carolina Falcão (BA), Coletivo 0,29 (COL), Coletivo OSSO (BA), Corpos Informáticos (DF), Dani Félix (BA), Diego Azambuja (DF), Emilio Santisteban (PER), Giltanei Amorim (BA), Ignacio Pérez Pérez (VEN), Inaê Moreira (BA), Jayme Fygura (BA), João Matos (BA), Juan Montelpare (ECU), Larissa Ferreira (BA/DF), Leo Resende (PE), Luna Matos (PE), Marcus Vinicius (ES), Maicyra Leão (SE), Marcio Shimabokuro (SP), Marios Hatziprokopiou (BA), N.A.V.E. (PE), Nelda Ramos (ARG), Pedro Costa (RN), Quintanda (BA), Rose Boaretto (BA), Santiano Cao (ARG), Thiago Enoque Sabiá (DF/BA), Tuti Minervino (BA), Zmário (BA) , Willyams Martins (BA).

Fonte : Pelourinho Cultural - setembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br