carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Símbolos da cultura baiana foram restaurados
resgate da cultura
Projeto promovido pela Coordenadoria Regional de Ensino


A história e cultura de Salvador estão retratadas através dos 171 monumentos espalhados pela cidade. São estátuas, bustos, hermas, medalhões, fontes, oratórios, painéis e esculturas que fazem parte da arquitetura urbana e alvo de um trabalho de preservação por parte da Prefeitura, através da Gerência de Sítios Históricos da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Ao longo dos últimos cinco anos, atos de vandalismo resultaram por danificar ou extraviar 5,8% deste acervo que simboliza a memória do povo soteropolitano. Um dos símbolos da cultura baiana, a estátua de Castro Alves, cravada na praça que tem o nome do poeta, passou por um processo de limpeza e recuperação. A obra em bronze do escultor italiano Pasquale de Chirico, desde o mês passado vem ganhando um novo aspecto, com a recuperação da mão de um escravo e do pedestal de granito. O trabalho será concluído no fim deste mês. Outro monumento que a equipe da FGM recupera é o de D. Pero Fernandes Sardinha, primeiro Bispo do Brasil, cujo busto instalado na Praça da Sé também foi produzido por Pasquale de Chirico.
O mesmo processo está sendo feito no busto de Dodô e Osmar, de autoria do artista Herbert Viana Magalhães, também na Praça Castro Alves, no estacionamento do Espaço Unibanco de Cinema (antigo Glauber Rocha). Já foram feitas a limpeza do bronze e a recuperação do granito. A elaboração de uma nova placa indicativa em acrílico para o busto está em andamento, pois a placa original, em bronze, foi furtada.
Outro monumento localizado no Centro Histórico que a equipe da FGM recupera é o de D. Pero Fernandes Sardinha, primeiro bispo do Brasil, cujo busto instalado na Praça da Sé também foi produzido por Pasquale de Chirico. Estão sendo recuperados o bronze, o pedestal em granito e a corrente, além da reposição das letras que fazem parte do texto explicativo. Ao longo deste ano, outros monumentos históricos foram recuperados e estão em perfeito estado: as estátuas de Maria Quitéria, na Praça da Soledade, do General Labatut, no Largo da Lapinha, e a de Thomé de Souza, na Praça Municipal.
O Panteão da Liberdade, em Pirajá, e o Pavilhão 2 de Julho (Largo da Lapinha), assim como as carruagens e estátuas do Caboclo e da Cabocla, passaram por manutenção completa e desfilaram totalmente recuperadas.
Com o objetivo de coibir essas ações criminosas, o poder público municipal tem intensificado a vigília e recuperação das peças históricas que dão um toque de charme e tradição à primeira capital do Brasil.

Fonte : Prefeitura Municipal de Salvador - Setembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br