carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome




      


A Mulherada retorna ao Pelourinho
pelourinho cultural
O grupo faz parte do Espaço Cultural Kallundu, uma entidade não governamental sem fins lucrativos.


“O Pelourinho é a nossa casa”. A fala de Mônica Kalile, diretora do grupo musical A Mulherada fortalece a intenção do Pelourinho Cultural em apoiar iniciativas de inclusão sociocultural originadas no Centro Histórico de Salvador. O grupo formado por 11 mulheres fará um show na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, às 21 horas, no Largo Tereza Batista, que resultará na gravação do primeiro CD ao vivo, cujo lançamento está previsto para dezembro deste ano. A apresentação integra a agenda de agosto do Pelourinho Cultural – programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), com foco em dinamizar culturalmente os espaços do Centro Histórico.
Para Kalile, gravar o CD no Pelourinho é uma vitória. “Este formato da programação cultural possibilitou que nós entrássemos nos espaços, o que seria quase surreal em outros tempos” e completa: “É importante os Largos estarem abertos para as atrações da própria casa”. A apresentação de A Mulherada, que trará como convidados Gerônimo e o grupo Simples RAP´ortagem, ressalta outra grande preocupação que vem sendo traduzida nas programações do Pelourinho Cultural: a valorização das iniciativas que ressaltem a cultura de matriz africana. “O grupo, além do forte discurso sobre a violência contra a mulher, coloca em destaque também através de suas músicas e letras, as manifestações dos povos de candomblé”, explica Mônica Kalile. É o caso da música o Som de Erê, que ressalta o sincretismo africano, ao som doafricanpop, ritmo famoso na África.
O repertório contará ainda com músicas da juíza da Vara Cível de Violência Contra a Mulher, Maria Lisboa, Tambores pelo fim da violência, que em forma de samba-enredo e funk faz alusões a uma das maiores preocupações atuais da sociedade. “Não podemos esquecer que a Bahia possui a maior população feminina do Brasil. Discussões e reflexões sociais ligadas à mulher precisam ser frequentes em todos os espaços. Chega de violência”, conclui Mônica. Evento Gratuito.


QUANDO : dia 12 de agosto 2011 - SEX - 21h
QUANDO : Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA


Fonte : Pelourinho Culrural - agosto 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br