carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Riqueza e diversidade da Cultura Popular em discussão no Pelô
pelourinho cultural
Pelourinho receberá diversas manifestações artísticas, palestras e experiências gastronômicas em homenagem à Cultura Popular da Bahia


De 15 a 19 de agosto, o Centro Histórico vai abrigar as mais diversas manifestações culturais da Bahia No ano 2000, um grupo originado em Arembepe, formado por senhoras da Terceira Idade, utilizou-se do bailado para manifestar sua arte, paixão e tradição. Tocaram pandeiros enfeitados com fitas coloridas, se vestiram de marinheiros e brincaram. O que começou como distração, com o tempo se tornou manifestação cultural popular.

A Chegança Feminina de Arembepe é uma das intervenções culturais que vão integrar a Semana da Cultura Popular, que acontecerá de 15 a 19 de agosto no Centro Histórico. O evento terá como tema ‘Cultura Popular: Riqueza e Diversidade’, e marca um momento importante para a cultura baiana: o início das atividades do Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão criado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) com o objetivo de fomentar as múltiplas vertentes culturais que o estado possui. A iniciativa, inédita em todo o país, nasce da necessidade urgente de potencializar, valorizar e preservar as manifestações culturais baianas, sejam elas de matriz africana, indígena ou sertaneja, expressões tais que não se restringem à capital soteropolitana, mas, sobretudo, mostram a riqueza dos mais de 450 municípios do estado. Dentro desse novo contexto, a Semana da Cultura Popular vai levar para o Centro Histórico uma programação especial, com atrações que contemplam a riqueza e diversidade baiana, como sambas do Recôncavo, apresentações culturais da terceira idade, arte sertaneja, indígena, quilombola e muito mais.

São mais de 20 atrações que vão demonstrar o grande leque de manifestações da múltipla e singular cultura do estado. Durante cinco dias, o público poderá conferir uma parte do que acontece de norte a sul da Bahia através de uma programação rica que inclui cortejo, diálogos interculturais, experiências gastronômicas, sambadeiras de Santo Amaro, Os Caretas do Acupe do Acupe, apresentação do Boi Bonito, de grupos de capoeira e bandas de percussão. As atrações culturais da Semana da Cultura Popular vão se apresentar no Largo Pedro Archanjo, entre os dias 15 e 18, sempre das 14 às 17 horas e no dia 19 de agosto, um cortejo com mais de 300 integrantes de diversas manifestações irá percorrer as ruas do Centro Histórico, do Terreiro de Jesus até a Praça das Artes. O cortejo será formado por escolas, instituições do Terceiro Setor, agentes sociais e culturais, pesquisadores, historiadores, crianças, jovens e adultos.

A Semana da Cultura Popular é uma oportunidade singular para ver, discutir e vivenciar a cultura popular tipicamente baiana. E o melhor, é tudo de graça.

SEMANA DA CULTURA BAIANA
programação completa
confira aqui


Fonte : Pelourinho Culrural - 16 de agosto 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br