carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Festa de Santa Bárbara no Pelourinho
pelourinho cultural
Homenagem a Santa Bárbara resiste a mais de 300 anos de história


Programação intensa em celebração à Santa Bárbara movimentará o Centro Histórico de Salvador O religioso e o profano se encontrarão no próximo dia 4 de dezembro, a partir das 5h, na alvorada do domingo, com a festa de fogos na frente da Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho. A centenária festa de Santa Bárbara, que reúne fiéis de todo o estado, será apoiada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA). O evento reconhecido oficialmente como patrimônio imaterial da Bahia em dezembro de 2008, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado e assinado pelo governador Jacques Wagner, resiste em 300 anos de história, sincretismo e fé. A celebração é tradicionalmente organizada pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Centro Histórico. A programação conta com a queima de fogos na alvorada, com início às 5h. Em seguida, às 8h, será realizada missa festiva, acompanhada de procissão que sairá do local e passará pela sede do Corpo dos Bombeiros, que são devotos da santa, na Ladeira da Praça (Baixa dos Sapateiros), onde há uma capela interna em homenagem à dividade, que é saudada com jatos d’água e toques de sirene. Antes de retornar à Igreja Ordem Terceira do Carmo, a imagem passa pelo Mercado de Santa Bárbara – local onde comerciantes distribuem caruru anualmente em comemoração à data. Em seguida, os devotos voltam ao Pelourinho para aproveitar a festa comandada por músicos locais.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

O quê: Festa de Santa Bárbara
Quando: 04 de dezembro 2011 - DOM - a partir das 5h
Onde: Largo do Pelourinho, Salvador BA
Quanto: Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
05h – Centro Histórico: Alvorada de Fogos
08h – Largo do Pelourinho: Missa Acampal e Procissão
14h – Atrações Itinerantes: Swing do Pelô, Meninos do Pelô, Tambores e Cores, Filhos de Gandhy, Bandão Jurema e Bandão Status.
14h – Largo do Pelourinho: Jorginho Comancheiro, Afoxé Kori Nagô, Banda Didá, Ara Ketu e Ilê Aiyê
15h – Terreiro de Jesus: Catadinho do Samba, Afro Detona e Viola de Doze




Fonte : Pelourinho Cultural - dezembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br