carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Margareth lota primeiro Ensaio do Afropop em 2011
comentários da folia
Na entrada do evento, uma exposição de fotos dos colares decorativos Olorum Bamim


FOTOS DO EVENTO - confira aqui

O Largo Pedro Archanjo, maior espaço para shows fechados no Pelourinho, ficou pequeno nessa quarta-feira (09/02). O primeiro Ensaio de 2011 do Movimento Afropop Brasileiro, de Margareth Menezes, teve ingressos esgotados ainda de tarde e lotou a praça. A artista comandou a festa, que contou com participação das cantoras Daniela Mercury, Mariene de Castro e da banda Didá.
Na entrada do evento, uma exposição de fotos dos colares decorativos Olorum Bamim (proteção do Deus maior, em iorubá), da designer Nádia Taquary, dava o tom da festa: “um caldeirão multicultural, com expressões diversas de arte Afropop”, como definiu Margareth. O ensaio, que teve como tema Noite das Yabás (orixás femininas, como por exemplo Iemanjá e Iansã), contou também com uma performance instrumental do baixista Luciano Calazans na abertura.
Margareth começou o show entoando um canto em iorubá, acompanhada apenas da percussão da Didá. Ela subiu ao palco com um vestido longo com pastilhas de coloridos tecidos africanos no busto e sobreposição de estampas étnicas em preto-e-branco nos mais de 5 metros de roda (dos estilistas César e Edu Rocha) – com direto a pulseiras e brincos exclusivos da designer de acessórios Kelba Varjão. O segundo look foi um vestido depatchwork (mistura de texturas) todo dourado e curto, também com acessórios de Kelba. A cantora agitou o público com músicas como Côco do M, Marmelada e Passe em Casa.
Participações – Com Mariene de Castro, primeira a subir no palco, Margareth cantou sambas como Abre Caminho e Ví mamãe na areia. Acompanhada da banda Didá, segunda participação da noite, Maga cantou Dança de Yaô, O que é o que é (Gonzaguinha) e umpout pourri de samba-reggae. No fim de É Hoje (Caetano Veloso), a cantora afirmou não haver naquele dia mulher mais feliz que ela e que ela ia ter mais uma alegria: receber Daniela Mercury no palco. Juntas, as cantoras começaram com Oyá por nós (parceria das duas na composição) e passaram por É Carnaval, Trio Metal, Maimbê Dandá e Dandalunda – até que começou a chover. Instantes depois, todas as artistas (Margareth, Didá, Daniela e Mariene) se reuniram, para cantar É D’Oxum.
Depois de encerrado o show, Margareth ainda voltou ao palco – a pedido do público –, que pedia em coro Saudação a caboclo (Selei, meu cavalo selei), aposta da cantora para o carnaval. Para finalizar, Maga cantou Andança. Estiveram presentes os atores Bruno De Luca, Jackson Costa e Lelo Filho e a estilista Márcia Ganem. Realização: TAG Produções e Estrela do Mar. Apoio: Grupo A Tarde, TV Aratu/SBT, Pelourinho Cultural, IPAC, Governo do Estado da Bahia, Iberostar, Centro Sul e Ilha Filmes.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

Fonte : Margareth Menezes - fevereiro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br