carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Os Prequetés encherá o Pelourinho de alegria e diversão
pelourinho cultural
Espetáculo infantojuvenil faz parte do Projeto Tô no Pelô


O país dos Prequetés é um lugar onde não há regras e onde uma menina aprenderá que existem consequências para cada ato. Assim a Cia Cabriola de Teatro estará apresentando o seu espetáculo autoral Os Prequetés no Largo Pedro Archanjo durante todos os sábados do mês de janeiro. A peça teatral faz parte do edital Tô No Pelô – Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba) em parceria com o Programa Pelourinho Cultural e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). A peça Os Prequetés é baseada na obra de Ana Maria Machado e narra a história de uma menina que pouco acredita nas regras impostas pelos adultos. Para ela, todas as imposições existem para chatear as crianças, sendo assim inúteis. No entanto, uma lição de moral acontece quando a pequena menina é levada ao país dos Prequetés, onde as regras foram abolidas. De forma lúdica e informativa, o espetáculo da Cia Cabriola de Teatro ensina ao público, sem esquecer as brincadeiras e diversões.
Ao associar a cultura popular com o teatro, a dança, a música e o circo, a peça Os Prequetés traz conceitos usados para explicar a autoridade e as relações sociais, sempre em uma linguagem acessível à realidade da garotada. A partir dos problemas apresentados no palco, as crianças da plateia poderão aprender a resolvê-los na vida real. Segundo Heraldo Souza, responsável pela direção, adaptação e músicas da peça, o espetáculo leva às crianças uma leitura contemporânea das obrigações, mas ressalta que o ato de brincar é também um ato de aprendizado. “A nossa peça apresenta a brincadeira não como um mero passatempo, mas como um elemento que ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo”, disse Heraldo.
Pelo seu espetáculo Os Prequetés, a Cia Cabriola de Teatro recebeu vários prêmios e foi aclamada pela crítica baiana. Um dos destaques foi o de “Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil de 2008” no Prêmio Braskem de Teatro 2009. Outras premiações foram de “Melhor Espetáculo”, “Melhor Diretor” e “Melhor Trilha Sonora Original” em diversos festivais. Evento : Gratuíto.

Quando : 08, 15, 22 e 29 de janeiro 2011 - 18h
Onde : Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA

Fonte : Pelourinho Cultural in Lara Vital Prado - 31 de dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br