carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Pelourinho fortalece a cultura, a arte e a inclusão social
pelourinho cutural
Dança, audiovisual e música estarão presentes na programação de julho no Pelô.


O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), promoverá uma série de ações culturais pautadas na diversidade, inclusão e mistura de estilos na programação de julho
Palco histórico de diversas manifestações culturais, artísticas e sociais da Bahia, o Pelourinho apresenta seu mix de atividades inteiramente voltado à diversidade cultural, inclusão social e valorização identitária dos baianos. Os largos e praças do Centro Histórico ganharão um brilho a mais neste mês de julho, quando diversas representações do estado farão dos espaços do Pelô cenário para mostrar mais uma vez sua tradição, cultura e criatividade, através da agenda do Pelourinho Cultural, Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Pensada de forma a valorizar a produção local, a programação de atividades inclui representações nas diversas áreas. A exemplo do apoio ao “Revelando os Brasis”, projeto que levará ao Cruzeiro, no dia 10/07, às 19h30, sete vídeos realizados por moradores de municípios baianos com menos de 20 mil habitantes e com o objetivo de contribuir para a formação crítica e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país. O projeto é realizado pelo Instituto Martin Azul – IMA e busca ressaltar novos olhares sobre o Brasil. Além de dinamizar espaços culturais, o Pelourinho Cultural apoia também grandes ações sociais como a do GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS) que lançará, no dia 13 de julho, o show “Os Manos do Bem: Arte e Cidadania na Luta Contra a AIDS no Pelourinho”, apresentado no Largo Tereza Batista, às 17h. O emocionante projeto que recebeu apoio através do edital Tô no Pelô de Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho apresentará o resultado de cinco meses de oficinas com 20 adolescentes moradores e estudantes do Centro Histórico de Salvador.

CRIATIVIDADE ANOS 60 E 70 E JAZZ NO PELÔ
Um dos pontos altos revelados nas programações culturais do Centro Histórico é a inquestionável mistura. Neste mês, a da cultura cubana com o candomblé será levada ao Largo Pedro Archanjo com o criativo som afro pop da Banda AfroBatá, no próximo sábado (09/07), às 21h. Outro exemplo da miscelânia de sons – rock, reggae, funk, soul, samba do Recôncavo e de Angola – pode ser encontrado na musicalidade singular do Magary cuja proposta já foi aprovada pelo público do Pelô. A primeira apresentação está marcada para a quinta-feira (14/07), às 21h, no Largo Tereza Batista, com a apresentação do cantor da Banda Eva, Saulo Fernandes que levará todo seu carisma e magnetismo ao Centro Histórico. E que tal viajar no túnel do tempo? Os anos 60, caracterizados pela moda, por uma situação política controversa e, especialmente, pela grande produção musical e intelectual que se estendeu pelos idos dos 70, terão seu lugar reservado. Aqueles que querem relembrar, ou até mesmo conhecer os ritmos sessentistas e setentistas, terão a oportunidade de conferir na programação do Pelourinho Cultural o show da Banda Limusine. No repertório, canções como Porque brigamos, com Diana, Domingo feliz, com Ângelo Máximo e Beijinho Doce, com Nalva Aguiar. O show será na sexta-feira (15/07), às 21h, no Largo Tereza Batista. Pois é. O segundo semestre do programa Pelourinho Cultural começa com músicas para todos os gostos e todas as tribos. A apresentação de Márcio Diniz será uma opção para os apreciadores e amantes do jazz, que têm poucas opções para conferir seu ritmo preferido. Eles poderão assistir ao show do artista no dia 20 de julho, às 21h e na próxima sexta-feira (08/07), às 23h, a programação de julho será aberta ao som de Álvaro Assmar, os dois eventos serão realizados no Largo Pedro Archanjo.

CALDEIRÃO DE CULTURA
Black semba, samba, sucessos de décadas passadas, jazz e, como não poderia faltar, um dos ritmos característicos do Pelô: o reggae. No dia 26 de julho (no Pedro Archanjo), o Dia D do Reggae volta ao Pelourinho com Edy Vox e Zavan Liv para levar aos reggueiros o melhor da raiz jamaicana e no dia 30 de julho acontecerá o show “A Música Reggae em Ação” com Kamaphew Tawa, Jô Calado e Banda Reverberação. O rock da banda Acord que se apresentará na sexta-feira (29/07), participante do último Grito Rock Salvador 2011, terá como convidado a banda The Honkers, também no Largo Tereza Batista, será uma das opções da imensa diversidade da programação do Centro Histórico. E também no Tereza, a noite de sexta-feira (08/07) será liderada pela Mensageiros do Vento, às 21h. O esforço do Pelourinho Cultural em levar ao público soteropolitano música gratuita e de qualidade poderá ser conferido esse mês em todos os largos do Centro Histórico.

Fonte : Pelourinho Cultural - julho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br