carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Batacotô se apresenta em São Paulo
bastidores da folia
Grupo de forte acento percussivo mostra a riqueza da musicalidade brasileira


Téo Lima (bateria), Flavia Santana (percussão e vocal), Amauri Machado (voz), Dudu Caribe (violão e guitarra), Marco Brito (teclados) Nema Antunes (baixo), Jaguary Machado (percussão) e Alissom Lima (percussão) são o Batacotô, grupo que mergulha fundo na temática e nos ritmos africanos e afro-brasileiros e faz única apresentação no Tom Jazz no dia 28 de novembro. Batacotô è o nome abrasileirado de um tambor nagô, pertencente ao povo Iorubá oriundo da Nigéria e do Benin. A partir de 1855, após os levantes dos escravos que sacudiram a Bahia durante toda primeira metade do século passado, o uso deste instrumento foi proibido no Brasil. Batacotô é também o nome dessa banda formada em 1993, classificada como a melhor "World black music" atual, e que logo de cara, no disco de estreia, Batacotô, da Gravadora Velas, ganhou o 1º lugar entre os discos latinos da revista Billboard.
A criação e idealização do Batacotô foi do baterista Téo Lima, músico com bagagem internacional que sentiu a necessidade de formar uma banda somente com músicos brasileiros, com forte base em percussão. Seu objetivo era mostrar o trabalho tanto aos brasileiros quanto ao público internacional. Ganhou mais. O disco, que contou com as participações especiais de Gilberto Gil, Dionne Warwick, Ernie Watts, Lenine, Ivan Lins, Jerry Goodman, Bororó e Sivuca, teve uma repercussão muito grande no Brasil devido a inclusão da música "Confins" (Ivan Lins, Victor Martins e Aldir Blanc) na novela "Renascer", da Rede Globo. A música ganhou uma versão em espanhol, visando o mercado latino, e o grupo passou a excursionar pela América Latina, Estados Unidos e Europa.

 

Após uma apresentação no Festival de Jazz de Santa Mônica, em 1994, lançou o disco Batacotô "Semba dos ancestrais", também pela gravadora Velas. Téo Lima, ao lado do grupo, manteve um programa semanal na TVE, "Batacotô e amigos", no qual recebia convidados como Selma Reis, Ciça Guimarães, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Ledo Ivo, Fátima Guedes, Lenine e Dionne Warwick. Em 2002 veio "Batacotô 3", lançado pela Obi Music, que contou com as participações especiais de Djavan, Lenine, Paulo César Pinheiro, Dionne Warwick e Roberto Frejat. No ano seguinte o disco foi relançado pelo selo Ouver Records e foi indicado para o "Prêmio Tim" na categoria "Melhor Grupo de MPB".

QUANDO : 28 de novembro 2011
ONDE : Tom Jazz - Avenida Angélica, 2331, Higienópolis - São Paulo SP
INFORMAÇÕES : (11) 3255-0084

- http://www.tomjazz.com.br/

Fonte : Tom Jazz - novembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br