carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


LIESA reduzirá quadro de julgadores e descartará apenas a menor nota
bastidores da folia
Carnaval do Rio de Janeiro 2012


A redução do número de julgadores, passando para quatro por quesito, em vez de cinco, e a forma de concessão de notas, agora limitadas entre 9,0 e 10 pontos, com variações decimais, serão algumas das novidades do Regulamento dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial para o Carnaval 2012. A reunião plenária da LIESA realizada na noite de quarta-feira, 05 de outubro, decidiu também que entre as quatro notas de cada quesito, apenas a menor será descartada, validando-se as outras três.
O presidente da LIESA, Jorge Castanheira, explicou que a redução do quadro de julgadores, de 50 para 40, permitirá que a Liga Independente monte quatro módulos de julgamento, em vez de cinco, adaptando-os à nova arquitetura do Sambódromo. Comentou que essa mudança evitará a necessidade das agremiações fazerem sucessivas paradas ao longo da Avenida, para que seus diversos segmentos se apresentem aos julgadores. Sobre os novos limites de avaliação, destacou que a experiência dos últimos carnavais tem demonstrado que a grande maioria das notas atribuídas está dentro do parâmetro que vai de 9,0 a 10 pontos. Segundo o presidente, isso evidencia que o equilíbrio e a qualidade entre as agremiações tem crescido de ano para ano, em todos os quesitos.

JUSTIFICATIVAS
O plenário manteve a decisão de que os julgadores deverão lançar justificativas para as notas que vão de 9,0 a 9,9.

BÔNUS
A LIESA retomará a experiência da bonificação de um décimo (0,1) à Escola que melhor se apresentar dentro de cada quesito. O bônus será opcional, dependendo do entendimento de cada um dos 40 julgadores. O somatório da bonificação não será computado no resultado oficial, porém servirá para estudo por ocasião da divulgação dos mapas com as justificativas dos julgadores.

BAIANAS
O número mínimo de baianas foi mantido em 70 para cada Escola nos desfiles oficiais de Domingo e Segunda-feira; no Sábado das Campeãs, o mínimo exigido será de 50 baianas por agremiação.

MAPA DE HORÁRIO
As Escolas terão que obedecer o mapa de horário de retirada das alegorias dos barracões da Cidade do Samba para a formação do comboio com destino à Concentração, na Av. Presidente Vargas. As que não respeitarem o cronograma oficial serão penalizadas com multa.

INGRESSOS
Jorge Castanheira adiantou que a LIESA já está organizando o calendário para a venda dos ingressos para os desfiles do Carnaval 2012. Os camarotes deverão ser reservados, provavelmente, na primeira quinzena de novembro. Posteriormente, a Liga Independente fará a divulgação das datas de venda de todos os demais ingressos, incluindo frisas, arquibancadas especiais e cadeiras individuais.

Fonte : LIESA - outubro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br