carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Ensaios do Bloco Afro Bankoma
pelourinho cultural
Com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), o grupo Afro Bankoma se apresenta na agenda do Pelourinho Cultural Uma série de apresentações dp grupo afropercussivo marcarão a temporada de ensaios no Centro Histórico.


O aquecimento para o Carnaval começa mais cedo no Pelourinho com os tambores do grupo que se apresentará na programação do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), por meio do Pelourinho Cultural. A intenção do CCPI é dinamizar ao máximo os espaços do Centro Histórico com a diversidade e riqueza das manifestações artísticas da Bahia.
O Afro Bankoma, que promoverá o II Encontro Mauanda Bankoma, nos dias 15 e 29 de setembro e seguinto até o carnaval, às 21h, no Largo Tereza Batista, tem suas origens no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão (Lauro de Freitas), e carrega consigo a responsabilidade de formar jovens para a cidadania além de fortalecer a identidade étnica e a consciência das culturas de matrizes africanas. Para seus ensaios, levará nomes como Tonho Matéria, Juliana Ribeiro, Diamba e Carla Visi, que transformarão o Pelô em uma grande celebração às origens africanas, aos povos dos terreiros e manifestações populares em geral. De acordo com a coordenadora do Afro Bankoma, Eliana Santos, a intenção do grupo é contribuir para que os jovens integrantes enxerguem suas origens africanas de forma positiva, e vê o encontro no Pelourinho como necessário para a visibilidade do trabalho. “Estar no CCPI, por meio do programa Pelourinho Cultural, é buscar sentir a democratização desse espaço de visibilidade para difundir e comunicar referências fortes presentes em toda a cultura brasileira”. Eliana diz ainda que o espaço no Pelô potencializa os objetivos da organização enquanto ferramenta responsável em propagar saberes e fazeres dos terreiros, com especial atenção ao protagonismo das pessoas. “Acreditamos que com isso temos elevado a autoestima dos afrodescendentes, como também contribuído para a valorização do patrimônio cultural", explica. Evento gratuíto.

QUANDO : quintas-feiras - 21h
ONDE : Largo Tereza Batista - Pelourinho - Salvador BA

dias janeiro 2012
dias 08 e 22 de dezembro 2011
dias 10 e 24 de novembro 2011
dias 13 e 27 de outubro 2011
dias 15 e 29 de setembro 2011


Fonte : Pelourinho Cultural - 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br