carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Festival Amar Amado celebra centenário do escritor em Ilhéus
bastidores da folia
Nas Trilhas do Amado - Festival Amar Amado - Comemorações do centenário de Jorge Amado


Citada diversas vezes na obra de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus se prepara para comemorar o centenário do escritor, realizando, entre os dias 4 e 12 de agosto, o Festival Amar Amado. A programação inclui lançamento de livros e filmes, conversas com autores, feira de arte, exposições, apresentações teatrais, musicais e de dança. As apresentações acontecem em pontos estratégicos do município como no Teatro Municipal de Ilhéus, Centro de Convenções e no palco que será montado na Praça da Catedral.

Estão confirmadas apresentações da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, Moraes Moreira, Margareth Menezes, Caetano Veloso e Família Caymmi, além de artistas locais. O festival é uma realização da Fundação Cultural de Ilhéus, com patrocínio do Governo da Bahia e da Maná Produções. Conta também com apoio do Ministério da Cultura, Sky, Petrobras e TVE, que fará a transmissão ao vivo e outras empresas parceiras.

QUANDO : 4 a 12 de agosto de 2012
ONDE : Praça da Catedral - Ilhéus BA
QUANTO : Entrada Franca

Responsável: Fundação Cultural de Ilhéus
Mais informações: (73) 3634-7982


- www.festivalamaramado.com.br


MARGARETH MENEZES APRESENTA NAS TRILHAS DO AMADO
Cantora estréia novo projeto no Festival Amar Amado em Ilhéus
Para celebrar o centenário do escritor Jorge Amado no ano em que completa 25 anos de carreira, a cantora e compositora Margareth Menezes idealizou um projeto que envolve música e literatura. Com um repertório focado nas trilhas sonoras de novelas e filmes de sucesso inspirados nos romances e personagens de Jorge Amado, a cantora estreia, na próximaquinta-feira, dia 09 de agosto, às 22 horas, o show Nas Trilhas do Amado. A apresentação acontece dentro do Festival Amar Amado, na Praça da Catedral, em Ilhéus (BA), com entrada franca.
"A homenagem é justa. Jorge Amado causou uma revolução nos países de língua portuguesa. Ele propôs, através da sua técnica, uma libertação dos arquétipos antigos trazidos pela literatura portuguesa clássica, verdadeiras amarras que limitavam a expressão nacional. Ele descortinou para o mundo nossa brasilidade antropofágica, nossa fragilidade e força, numa trilha do comportamento cotidiano. A Bahia retratada por ele estáeternamente em nós", comenta a cantora.
No repertório, não faltam músicas que fizeram parte de minisséries e novelas inspiradas nos livros de Jorge Amado e que fazem menções diretas a personagens e tramas amadianas. Destaque para Modinha para Gabriela, tema de Dorival Caimmy para a novela Gabriela (1975/2012), além de Filho da Bahia, Retirada, Coração Ateu, Adeus e Caravana. Há também registros que fizeram parte de trilhas sonoras docinema nacional, como A Luz de Tieta - canção de Caetano Veloso que foi tema do filme Tieta do Agreste (1996), dirigido por Cacá Diegues - e Jubiabá, música do filme homônimo (1987) de Nelson Pereira dos Santos. O show Nas Trilhas do Amado relembra ainda canções de autoria do próprio escritor. Um belo exemplo é Alegre Menina, música com arranjo de Dorival Caimmy para um poema de Jorge Amado. Cantode Obá e É Doce Morrer no Mar, outras parcerias de Jorge com Dorival, também estarão presentes.
QUANDO : Quinta-feira, 9 de agosto, às 22 horas - Praça da Catedral - Ilhéus

Fonte : SecultBA (07/08/12 | 11H08) - agosto 2012
Margareth Menezes/Maria Ísis (02/08/2012 - 16:46)

volta | contato

www.carnaxe.com.br