carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Todo mundo é Amado no Pelourinho
pelourinho cultural
Comemorações de 100 anos do escritor Jorge Amado


Já estão esgotados os ingressos para o Concerto ao Amado Amar do dia 10 de agosto (sexta-feira), no Teatro Castro Alves. Quem não conseguiu trocar seu pré-convite, poderá assistir à segunda apresentação do espetáculo – aberto ao publico – no dia 11 de agosto (sábado), às 20 horas, no Terreiro de Jesus (Centro Histórico).

O espetáculo, com direção musical e arranjos de Luciano Calazans e direção artística de Maurício Martins, reunirá a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e os artistas Moraes Moreira, Saulo Fernandes, Luiz Caldas, Carla Visi, Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, Claudia Cunha, Manuela Rodrigues e Alexandre Leão, numa mescla de música popular e erudita, remetendo ao universo literário criado pelo escritor baiano.

O repertório é fruto de uma pesquisa sobre a obra de Jorge Amado e apresenta também, composições assinadas por ele próprio, além de músicas encomendadas pelo autor para algumas das muitas séries e filmes baseados em seus escritos. É Doce Morrer no Mar (de Dorival Caymmi e Jorge Amado), Vamos Falar de Tereza (Dorival Caymmi), O ABC de Jorge Amado (Moraes Moreira), Tema de Amor a Gabriela (Tom Jobim), A Luz de Tieta (Caetano Veloso) e Jubiabá (Gerônimo) são algumas das que integram o espetáculo de uma hora e meia de duração. “O concerto inspira literatura e expira harmonia, melodia, sons e tons variados peculiares do escritor que, ao lado de Caymmi, Verger, Caribé, colocou a Bahia como uma terra de mistérios e misticismo”, apresenta Luciano Calazans, que é baixista, arranjador, compositor e produtor musical de reconhecida atuação na Bahia e no Brasil.

Além da OSBA, que está comemorando 30 anos de atividade e que se insere nesta homenagem também na celebração deste marco, uma banda formada pelos músicos Alexandre Montenegro (baixo elétrico e acústico), Léo Brasileiro (guitarra e violão), Bruno Aranha (piano), Mauro Tahin (bateria), Ivan Santos, Tainnã Chagas e Rudson Daniel (percussão) completa o tom das execuções. “Diversos elementos de ligação unem o mestre Jorge Amado aos conceitos e metas atuais da Orquestra Sinfônica da Bahia. A OSBA, assim como Jorge, também pretende ser do povo, mesmo sendo clássica. Também pretende ser universal, mesmo sendo tão ‘baianamente brasileira’”, declara o maestro Carlos Prazeres, diretor artístico da OSBA.

Quando: 11 de agosto 2012 - SAB - 20h
Onde : Terreiro de Jesus, Pelourinho, Salvador BA
Quanto: Entrada franca

BASTIDORES DA FOLIA
- Concerto Amado Amar reune grandes nomes em duas edições

Fonte : SecultBA (08/08/12 | 15H08) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br