carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Mais cinco meses de festa para o amado Jorge Amado
bastidores da folia


Idealizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), o Ano Jorge Amado, projeto que estabelece um ano inteiro recheado de atividades comemorativas ao centenario do autor, prossegue com suas ações. Até dezembro, o público poderá conferir novas apresentações artísticas, além de exposições e mostras fílmicas, ciclo de debates, espetáculos teatrais e oficinas cujas programações já foram iniciadas.

Continua em cartaz, ate o dia 14 de outubro, a exposição Jorge, Amado e Universal. Ocupando o primeiro andar do Casarão, a Capela e parte Galeria 1 do Museu de Arte Moderna da Bahia( MAM-BA), a mostra traz fotografias, objetos, folhetos de cordel, filmes e outros itens que nunca foram visto pelo grande público. Para os amantes ou interessados em mergulhar no vasto mundo e encantos das obras amadianas, continua em plena atividade o projeto Momentos da Leitura, que acontece no primeiro sábado de cada mês, no Museu Rodin, a partir das 16h, e seguirá até dezembro. O País do Carnaval, A Bola e o Goleiro, Terras do Sem Fim e os Subterrâneos da Liberdade completam as doze obras discutidas pelo programa ao longo do Ano Jorge Amado. O Momentos da Leitura é uma realização do PROLER Salvador/FPC/SecultBa.

A partir de outubro, a mostra fílmica Jorge Cine Amado iniciará seu passeio pelas cidades do Estado. A programação é composta por adaptações cinematográficas das obras literárias “Dona Flor e seus Dois Maridos”; “Quincas berro D’água”; “Tieta do Agreste” e “Capitães de Areia” e pelos documentário “Jorge Amado no Cinema”, por João Moreira Salles e “Jorjamado”, do cineasta Glauber Rocha. O cronograma se inicia no dia 08 de outubro em Porto Seguro e segue pelo interior da Bahia – Ilhéus, Lençóis, Cachoeira, Jacobina e Juazeiro - finalizando em Salvador na primeira semana de dezembro, onde por exceção ocorrerá simultaneamente nos centros culturais.

Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), segue em cartaz, o espetáculo infantil “A Bola Apaixonada”, montagem baseada no livro A Bola e Goleiro. A história da da bola Fura-Redes é apresentada todas às sextas e domingos de agosto, às 15h. Em novembro, a programação do Ano Jorge Amado abre espaço para o espetáculo “A História que o Amanhã Contou ao Tempo para Ganhar Uma Rosa Azul”. Baseado na obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, a peça tem direção e adaptação de Heraldo Souza – em parceira com a Cabriola Cia de Teatro. A montagem será apresentada na BIML, às sextas, sábados e domingos. Contação de livros de Jorge, pinturas, oficinas de teatro, música, dança, leituras dramatizadas, entre outros complemetam à programação da BIML.

Fonte : SecultBA (17/08/12 | 13H08) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br