carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Escolas do Novo Grupo de Acesso vão desfilar Sexta e Sábado no Sambódromo
bastidores da folia
A melhor entre 19 agremiações subirá para o Especial




C A R N A V A L - 2 0 1 3
DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO NOVO GRUPO DE ACESSO - SAMBÓDROMO - 21h

08/02/2013 - SEX09/02/2013 - SAB
1ª - Unidos do Jacarezinho 1ª - União de Jacarepaguá
2ª - Unidos Porto da Pedra 2ª - Paraíso do Tuiuti
3ª - Acadêmicos de Santa Cruz 3ª - Tradição
4ª - Unidos da Vila Santa Teresa 4ª - Império Serrano
5ª - União do Parque Curicica 5ª - Acadêmicos do Cubango
6ª - Estácio de Sá 6ª - Sereno de Campo Grande
7ª - Alegria da Zona Sul 7ª - Império da Tijuca
8ª - Acadêmicos da Rocinha 8ª - Caprichosos de Pilares
9ª -Unidos do Viradouro 9ª - Unidos de Padre Miguel
-10ª - Renascer de Jacarepaguá

CONCENTRAÇÃO
Escolas de ordem ímpar - Balança
Escolas de ordem par - Correios

ACESSO / REBAIXAMENTO
A vencedora será promovida para o Grupo Especial
As três últimas colocadas serão rebaixadas

OBS - As Escolas Império da Tijuca e Caprichosos trocaram a sua ordem de desfile dentro do tempo previsto no Regulamento


Às vésperas de grandes eventos que atrairão as atenções do mundo inteiro, os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ganharão uma nova roupagem a partir do Carnaval 2013. Com a fusão dos antigos Grupos A e B de Acesso, foi criado o Novo Grupo de Acesso, composto por 19 Escolas de Samba; nove desfilarão na Sexta-Feira de Carnaval, 08 de fevereiro, e outras dez no Sábado, dia 09 de fevereiro, na Passarela do Samba. A iniciativa partiu das próprias agremiações, resultando na criação da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - Lierj, que organizará o evento, com apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Turismo, da Riotur. e da LIESA.Caberá à Riotur indicar e coordenar o quadro de julgadores que, a exemplo do Grupo Especial, também será constituído por 40 jurados - quatro para cada um dos dez quesitos.

As 19 Escolas do Novo Grupo de Acesso usarão a mesma estrutura de desfile que a LIESA montará no Sambódromo para as 12 agremiações do Grupo Especial, que desfilarãono Domingo e Segunda-feira de Carnaval.

Caem três - Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Pedro Guimarães, a criação do novo grupo objetiva fortalecer as Escolas de Samba e oferecer maior qualidade aos desfiles do segundo escalão do samba carioca, aproximando-as do nível das co-irmãs do Grupo Especial. Antes de convocar ao palco da Cidade do Samba representantes das Escolas do Novo Grupo de Acesso, o presidente da Lierj, Deo Pessoa, explicou que algumas decisões já foram tomadas. Dirigentes das 19 Escolas acordaram que a vencedora será promovida para o Grupo Especial, em 2014; já a última colocada no Grupo Especial sofrerá o descenso para o Novo Grupo de Acesso.

As três últimas colocadas do Novo Grupo de Acesso serão rebaixadas para os grupos que desfilam na passarela da Intendente Magalhães, em Campinho, sob a responsabilidade da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro. O mesmo procedimento se repetirá no Carnaval de 2014. Deo Pessoa agradeceu o apoio da Prefeitura do Rio, da Riotur, da LIESA e da Associação das Escolas de Samba Mirins, na pessoa de seu presidente Edson Marinho, que concordou em transferir o desfile das crianças para Terça-feira, no Sambódromo. Veja, a seguir, a ordem de desfile do Novo Grupo de Acesso definida em sorteio realizado na noite de segunda-feira, 16 de julho, na Cidade do Samba, momentos antes do sorteio do Grupo Especial.

Fonte : Liga Independente das Escolas de Samba - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br