carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Diversas atrações culturais movimentam Salvador
cultura e diversidade


Salvador vai sediar, neste fim de semana, o maior evento automobilístico da cidade. A Stock Car promete muito movimento nas ruas e avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Com o apoio da Prefeitura do Salvador, acontece no sábado e domingo (25 e 26), a partir das 9h. Os ingressos estão sendo comercializados no Salvador Shopping e em postos de venda espalhados pela cidade. Quem preferir desfrutar um pouco mais da cultura da Terra do Sol Nascente pode curtir o VI Festival da Cultura Japonesa (Bon Odori), que acontece também no fim de semana, das 10 às 23h, na Associação Atlética Banco do Brasil, em Piatã. O evento, que acontece desde 1992, traz para o público diversas manifestações culturais, de culinária, tecnologia, religião e esportes do Japão. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou em postos de vendas informados no site (bonodorisalvador.com.br).
Nesta sexta-feira (24), das 9 às 17h, o Museu da Cidade (Pelourinho), administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), exibe a exposição "As Heroínas da Independência do Brasil na Bahia", montada pelo artista plástico Sérgio Centurion. No sábado (25), das 10 às 11h, será exibido o vídeo A Festa da Boa Morte, em homenagem à irmandade religiosa que reúne mulheres negras da região de Cachoeira. Na segunda-feira (27), o Museu exibe também diversos vídeos sobre Burrinha, Bumba-meu-boi, Nego Fugido e Zabiapunga, dentro do projeto "Documentários sobre a Cultura Popular", direcionado aos estudantes da rede municipal de ensino. Os vídeos serão exibidos das 10 às 11h.
Já na Casa do Benin, no Pelourinho, também administrada pela FGM, continua em cartaz a exposição "O Que Há de Jorge em Mim", da artista plástica e jornalista carioca Márcia Leivas. A montagem presta uma homenagem ao centenário de Jorge Amado, com obras de diferentes tamanhos, compostas por 13 painéis e cinco telas. A visitação pode ser feita das 9 às 17h.
Ruas de Lazer - O projeto Ruas de Lazer, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), oferece diversas atividades, como dominó, futebol, campeonato de botão e pula-pula, neste fim de semana, para 11 localidades de Salvador. No sábado (25), das 8 às 12h, as atividades recreativas vão acontecer nos bairros de Caminho de Areia (1ª Travessa Raimundo Jaime Coelho), São Caetano (Rua Engenheiro Austricliano), Cabula (Rotatória do Hospital Juliano Moreira) e Boca do Rio (Largo da Georgina).
Pela tarde, das 14 às 17h, o projeto acontece no bairro de Mata Escura (Condomínio Santa Edwirgens). Já no domingo (26), das 8 às 12h, os beneficiados são os moradores de Mussurunga (Praça Setor A), da Chapada do Rio Vermelho (Rua do Japão), do Alto de Coutos (Rua do Congo) e de Valéria (Jardim Terra Nova).
O Ruas de Lazer também acontece todos os domingos no Dique do Tororó e no Farol da Barra, das 8 às 12h. No Dique, a programação conta com aulas de ginástica e de Tai Chi Chuan e atividades recreativas. No Farol da Barra, além da programação normal, as atividades dessa semana vão homenagear o Folclore.
Para os fãs do esporte, a Secult apoia, no sábado, dia 25 de agosto, o Bahia Bodyboarding Eco Festival, na Praia de Jaguaribe, às 7h. No mesmo dia, também acontece a Copa Vivo Futebol, que será realizada nos campos do Calabetão de Cima, Boca do Rio, São Cristóvão, Santa Luzia e Periperi, às 9h. Durante o fim de semana será realizada também a Copa Sub-15 de Futebol Coca-Cola, que ocorre no Campo da Boca do Rio, às 9h.

Fonte : SecomBA (24/08/2012 10:53) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br