carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


A Mulherada anima circuito Batatinha na abertura do Carnaval
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


O bloco de percussão A Mulherada foi destaque na primeira noite de Carnaval, dia 16 de fevereiro, no Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador, animando os foliões ao som do Muana, um ritmo próprio proveniente da mistura de ritmos do candomblé com as batidas do samba reggae e de sucessos da atualidade.
Segundo a presidente do grupo, Mônica Kalile, o bloco “transborda o desejo de incluir a mulher afrodescendente numa sociedade justa e igual”. Para isso, desenvolve durante todo o ano, cursos de inclusão digital e capacitação profissional dentro do Pelourinho.
O escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos este ano e é tema do Carnaval, também foi homenageado pelo bloco afro, elegendo o tema ‘Jorge, o bem Amado’ para encantar a festa.
O bloco A Mulherada integra o Carnaval Ouro Negro, programa de apoio ao desfile de blocos de matriz africana, criado em 2009 pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Este ano, o programa contempla 126 entidades, entre afoxés, blocos afro, de índio, de samba, de reggae e de percussão, com um investimento de R$ 5,3 milhões.

JEGUE DA ALEGRIA
Inspirado nos festejos tradicionais da Cidade Baixa de Salvador - o encontro do Jegue de Cueca e a Jegue de Calçola -, o bloco Levada do Jegue também desfilou no circuito Batatinha, esbanjando alegria e confraternização entre as comunidades da Ribeira e de Ilha de Maré.
Apesar de não trazer mais o jegue ao Carnaval, o bloco tem uma preocupação em preservar o animal que serviu de inspiração à folia. Além da animação na folia, a entidade realiza projetos de agentes multiplicadores como aulas de dança e palestras sobre conscientização ambiental nas duas comunidades.
Este ano, homenageando as águas doce e salgada, o bloco buscou conscientizar sobre a preservação das águas do planeta para o sustento da humanidade. A diretora da entidade, Viviane Santana, destaca que as ações do bloco elevam a autoestima das pessoas envolvidas. A Levada do Jegue integra o Carnaval Ouro Negro.

Fonte : Secom - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br