carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Carnaval Ouro Negro, Carnaval na Bahia
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


O Carnaval Ouro Negro é um programa de apoio da Secretaria de Cultura da Bahia ao desfile de blocos de matriz africana durante o Carnaval. O programa entra na quarta edição em 2012, contemplando 126 entidades entre afoxés, blocos afro, de índio, de samba, de reggae e de percussão, que se apresentam nos circuitos Batatinha, Dodô e/ou Osmar.

“O Carnaval Ouro Negro é um dos programas mais significativos criados pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. Ele é um justo apoio a um conjunto de manifestações – afoxés, blocos afro, de samba, de percussão, de reggae de Salvador e Feira de Santana – vital ao carnaval contemporâneo da Bahia”, explica o Secretário de Cultura Albino Rubim, em publicação sobre o programa.

Em 2012, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, apoiará 126 entidades, das 151 inscritas do programa, contabilizando 84% de aprovação e um investimento de R$5,305 milhões. As entidades aprovadas irão desfilar nos circuitos Dodô (Barra), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).

Marca da nossa identidade, a beleza dos blocos afros se espalha na avenida em danças, indumentárias, acessórios, turbantes e penteados, no ritmo cadenciado da percussão. Mas, para 2013, a Secult já anunciou as mudanças que vão reorientar o programa, quando o Ouro Negro não estará apenas voltado para garantir o desfile, mas para apoiar o trabalho das entidades que se dedicam a ações socioculturais que contribuam para o desenvolvimento das comunidades onde elas foram criadas e para o resgate e a valorização de suas tradições, qualificando ainda mais o programa e as instituições beneficiadas.

Fonte : Secretaria Cultura Bahia (17/01/12 - 13H01) - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br