carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome




      


Orquestras animam o Carnaval no Pelourinho
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


Será com um grande “orquestrão” que os maestros Reginaldo de Xangô, Fred Dantas e Letieres Leite farão o show da noite das orquestras que será realizado no Largo do Pelourinho, no dia 18 de fevereiro às 20h, como parte do Carnaval promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Este ano, o carnaval tem como diferencial a realização de noites temáticas que celebram os estilos musicais que compõem a música popular brasileira. Durante a apresentação, os maestros farão uma retrospectiva musical com uma diversidade orquestral que promete remeter aos tempos áureos dos antigos carnavais. “Estou preparando um repertório musical com marchinhas, frevos, salsas e diversos ritmos que animaram durante anos os carnavais de clubes como o Português, o Fantoches e o Clube da Cruz Vermelha, onde eram realizados os grandes bailes de carnaval de Salvador”, relembra o maestro Reginaldo de Xangô.

Com um repertório mais atual, o maestro Fred Dantas promete fazer uma apresentação que remeterá ao surgimento do axé e do frevo baiano. “Incluí em meu repertório músicas dos anos 1980 a 1990, mas também tocarei músicas como Colorir Papel, do Jammil, e Circulou, de Magary Lord”, afirma Dantas. “É com um sentimento de pertencimento ao carnaval de rua que participo desse projeto, que nos traz a um ambiente espontâneo como o Pelourinho, grande centro popular de cultura da Bahia”, diz Dantas.

Já Letieres Leite comemora a oportunidade de congratular com outros maestros em um grande palco armado em pleno Carnaval. “Essa é uma ideia sensacional. Esse intercâmbio entre músicos é enriquecedor para todos, sobretudo para nós músicos. É uma grande oportunidade de revivermos os antigos carnavais da Bahia”, comemora Leite.


Fonte : Pelourinho Cultural - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br