carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Negros do Sul – lá também tem, Tema Ilê Aiyê
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


O tema do Ilê Aiyê no desfile do Carnaval de Salvador 2012 será “Negros do Sul – lá também tem” . O objetico é contar mais uma vez a história de luta e resistência negra em todo território brasileiro. Após ter mostrado a influência negra nos estados do Maranhão, Pernambuco e Minas Gerais, esse ano, o Ilè Aiyê vai mostrar toda a importância da contribuição negra nos estados do sul do Brasil, a saber, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A cartilha com o tema já está disponível (foto) e faz uma viagem a esses estados para mostrar a presença negra, enquanto agente histórico, inserida no contexto cultural e político-social desses lugares. Mostrar que a população negra não foi expectadora das mudanças sociais, aliais, ela influenciou e pensou as diretrizes culturais para aqueles estados. Essas múltiplas trajetórias não ficaram alheias aos desafios de sua época e, ainda hoje, se fazem sentir no cotidiano das cidades do sul.
É uma forma de cantar a negra história desses estados que, apesar de ter uma forte influência europeia, tem também a força do sangue africano incutido na literatura, na música, nas artes plásticas, na política, na imprensa e em toda a sua história de luta e resistência.
O Ilê desde a sua fundação tem como objetivo narrar histórias do povo negro para que através da consciência e educação tenhamos poder neste estado e país.

 

Fonte : Ilê Aiyê - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br