carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Lavagem do Bonfim 2012
bastidores da folia
12 de janeiro 2012 - Salvador BA


Cerca de 1 milhão de fiéis, 300 baianas e 34 entidades devem participar do cortejo na segunda quinta-feira do ano Está tudo pronto para a realização dos festejos da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (12). Cerca de 1 milhão de fiéis e 300 baianas devem participar do cortejo que sai, por volta das 9 horas, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja do Bonfim.
Ao todo, 34 entidades, reunindo mais de 9 mil integrantes, foram cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para participar do evento. Dentre elas, 18 são de percussão, cinco de sopro, dois de samba, além de afoxé, instrumental, som mecânico, kuduro e marchinha de carnaval. As inscrições foram realizadas entre os dias 19 de dezembro e 6 de janeiro – conforme portaria n°53/2011 publicada no último dia 16, no Diário Oficial do Município. Já nesta quarta-feira (10), os representantes de cada entidade receberam o documento autorizando o seu desfile nos cerca dos 8 km até a Colina Sagrada.
“O objetivo da portaria foi não só fixar a data das inscrições para o Bonfim, Iemanjá e Lavagem de Itapuã, mas também melhorar a organização do desfile, preservar as entidades tradicionais e ainda estimular novas manifestações culturais para o fortalecimento das festas populares de Salvador”, explica o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, ressaltando que as entidades que queiram sair no cortejo de Iemanjá (2 de fevereiro) devem se inscrever até o próximo dia 27 de janeiro. “Para a Lavagem de Itapuã (9 de fevereiro), as inscrições serão realizadas entre 12 de janeiro e 3 de fevereiro”, completa Tinoco.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Pelo décimo ano consecutivo, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) organizam a cerimônia interreligiosa no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, dando início à festa. Antes da saída do cortejo em direção à Colina Sagrada, representantes de diversos cultos religiosos se reúnem em um momento de exaltação à paz e ao espírito de fraternidade e solidariedade entre todas as pessoas de boa vontade. A cerimônia terá início às 8h, com a mensagem de acolhimento proferida pelo padre Valson Santos Sandes, vigário da Basílica da Conceição da Praia. Logo em seguida, acontece a apresentação do coral da Basílica, regido pelo maestro David Alves Tourinho, que entoará a “oração de São Francisco”.
O juiz da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Anorailton Conceição Santos, proclamará a “Palavra do Livro do Profeta Isaías”. Outras mensagens de paz serão dedicadas por representantes de diversas religiões presentes ao encontro, como Marcel Mariano Cadidé, da Federação Espírita da Bahia; pastor Charleston Soares, da Igreja Batista Avivamento Profético; Aristides Mascarenhas, presidente da Federação do Culto Afro Brasileiro; e Ida Meireles, da Organização Brahma Kumaris (Hinduísmo). Após a oração do Pai Nosso, os presentes acompanharão o coral no Hino ao Senhor do Bonfim, finalizando o encontro com o desejo a todos de uma feliz caminhada de paz até à Colina Sagrada.
A expectativa é de que o cortejo chegue à Basílica do Bonfim ao meio-dia, quando o adro e as escadarias são tradicionalmente lavados pelas baianas com vassouras e água de cheiro. A imagem do Nosso Senhor do Bonfim, pela terceira vez, será erguida pelo padre Edson Menezes na janela da igreja e, em seguida, mais de 3 mil balões brancos e azuis são soltos, acompanhados da queima de fogos. Logo depois, começa a parte profana da festa. A festividade prossegue até o próximo domingo (15), cuja programação se inicia com a alvorada às 5h e segue com missas. A Saltur montou um tablado e sonorização para a celebração da missa solene, presidida às 10h30, pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. Às 16h, os devotos se reúnem na Igreja dos Mares para a procissão dos Três Pedidos, que percorre o largo de Roma em direção ao Bonfim. Na chegada à Colina, os fiéis dão três voltas em torno da Basílica, fazendo três pedidos. Uma pregação e a benção do Santíssimo Sacramento encerram os festejos.

ONDE : Praça Senhor do Bonfim, s/nº - Bonfim - Salvador BA
Informações (71) 3316-2196

PARTICIPAÇÃO DE SAMBISTAS DA PORTELA
confira aqui

ENTIDADES CADASTRADAS
- 4º LAVAGEM DOS MILIONÁRIOS
- ASSOCIAÇÃO CULTURAL BLOCO CARNAVALESCO ILÊ AIYÊ
- ASSOCOCIAÇÃO CULTURAL OS NEGÕES
- ASSUFBA - SINDICATO
- BLOCO CORYSCO
- BLOCO TEMPERO DE NEGRO
- BONFIM DANCE
- CAMINHADA LAVAGEM DO BONFIM PTN
- CODAMI
- DANILO MATOS DA SILVA
- ESPORTE CLUBE BAHIA
- FEDERAÇÃO TRABALHADORES PÚBLICOS DO ESTADO DA BAHIA
- FILHOS DE GHANDY
- GRUPO DE PARTIDEIRO / A GRANDE FAMÍLIA
- GRUPO TEMPERO DO SAMBA
- KUDURO FÃ CLUBE
- JJJ PRODUÇÕES E EVENTOS
- LAVAGEM CEREBRAL
- LAVE DIREITO - BONFIM 2012
- LEGIAO DA BOA VONTADE
- MICROTRIO
- MONITORADOS.COM
- MT DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS LTDA
- MUZENZA
- NEURIVAN ROSA
- ORISHALA
- UNESAMBA
- PROFISSÃO SAMBA
- RÁDIO NOVA SALVADOR
- RIXÔ ELÉTRICO
- SAKU XEIO
- SINDPOJUD (SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICOS JUDICIÁRIOS)
- SINPOSBA
- YLÊ AXÉ O MI

EDIÇÕES BONFIM

2012 - Bonfim Beach
2012 - Bonfim Light Privilege
2012 - Enxaguada du Bonfim


Fonte : Secult Salvador - janeiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br