carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Afoxés, blocos afros e blacksemba animam a noite de hoje (17) do Pelourinho
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias


Hoje, dia 17 de janeiro, o Pelourinho receberá o som de Magary, dos ensaios do bloco Ókánbí e do projeto Ensaio dos Afoxés. O disseminador do Black semba – mistura de rock, reggae, funk, soul, samba do recôncavo baiano e do samba de Angola – se apresenta no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h e traz como convidados Márcio Victor do Psirico e o grupo Filhos de Jorge. No repertório, canções como “Joelho” e “Mudança”, além de grandes sucessos do seu primeiro álbum, como “Caxixi”, “Namoradeira”, “Groove de Tambo” e “Inventado Moda”. Os ingressos custam R$20.
A cultura afro vem representada pelo projeto Ensaio dos Afoxés, no Largo Quincas Berro D`Água, a partir das 21h, com entrada gratuita. Com o propósito de solidificar a união dos afoxés, melhorar a ocupação dos espaços públicos e reafirmando os valores identitários dos baianos, é que o projeto Ensaios dos Afoxés retorna ao Pelourinho com a participação de 10 entidades culturais organizadas pelo Afoxé Kambalagwanze, que foi fundado no ano de 2002, no Barbalho. O projeto recebeu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do edital Demanda Espontânea.
Já o bloco Ókánbí retorna à Praça das Artes, às 21h, com os seus ensaios para o carnaval de 2012. O bloco lançou em dezembro o cd, “Nação Ijexá”, gravado pelo percussionista Jorjão Bafafé e banda Ókánbí Afro Pop. O álbum presta um tributo ao nigeriano Fela Kuti, um dos maiores músicos da África. O músico será homenageado pelo bloco com o tema “África 70 – Um tributo a Fela Kuti – A música é a arma”.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

O QUÊ : Magary
QUANDO : Dia 17 de janeiro 2012 - 21h
ONDE : Largo Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : R$ 20

O QUÊ : Ensaio dos Afoxés
QUANDO : Dia 17 de janeiro 2012 - 21h
ONDE : Largo Quincas Berro d’Água, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Ókánbí
QUANDO : Dia 17 de janeiro 2012 - 21h
ONDE : Praça das Artes, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

Fonte : Pelourinho Cultural - 10/01/12 - 14:06h

volta | contato

www.carnaxe.com.br