carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Festival de Afoxés agitou o Pelourinho
pelourinho cultural
Apresentações marcam o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana, 25/07


Um desfile de cores e ritmos marcou a noite da última quinta-feira (19/07), no Largo Quincas Berro D’Água. Afoxés e um bloco afro prestaram homenagens às mulheres negras, ao som dos atabaques e agogôs. A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que busca valorizar ações que reforcem a diversidade cultural nos largos e ruas do Centro Histórico.

“Neste mês de julho estamos homenageando as mulheres negras, através desse Projeto Mulher Negra: Símbolo de Superação e Resistência. Tenho orgulho em dizer que as mulheres já ocupam a presidência de seis afoxés e isso já é um passo à frente. Queremos que haja essa paridade com os homens e estamos a cada dia mais conquistando o nosso espaço”, explica a produtora deste encontro e presidente do Afoxé Kambalagwanze, Iracema Neves. O Festival lembra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a ser comemorado no dia 25/07.

Ao subirem ao palco, as cantoras dos afoxés reverenciaram Oxóssi, orixá que representa a quinta-feira. Canções como “É D’Oxum”, “Na Beira do Mar” e “Motumbá” estiveram no repertório. Participaram do encontro quatro afoxés e o bloco afro Ginga do Negro. “É uma imensa alegria ver que essa união de energia para homenagear nós mulheres a cada dia cresce mais. O Pelourinho é o local ideal para chamar a atenção em eventos como esse”, explica a aposentada Maria de Lurdes Estrela, uma das fundadoras do afoxé Filhas de Gandhy. Aos 75 anos de muita vitalidade, Lurdes conclui orgulhosa. “Também sou uma das responsáveis em fazer os turbantes dos Filhos de Gandhy”.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) apoia iniciativas como a deste projeto, que enaltecem o papel da mulher negra na sociedade, disponibilizando seus espaços para uma programação rica em conteúdo e que passem mensagens de autoestima a todas estas mulheres.

Fonte : Secult BA (20/07/12 - 14H07)- julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br