carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


FUNCEB e Goethe divulgam resultado do Música em Trânsito P
pelourinho cultural
Apresentações marcam o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana, 25/07


Projeto selecionou duas cantoras baianas para participar de intercâmbio musical em Salvador entre artistas de diversos países, sob comando do alemão Markus Popp
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e o Goethe Institut Bahia divulgam o resultado de seleção do Música em Trânsito, projeto que vai promover, em Salvador, um processo de criação colaborativa entre artistas baianos com artistas sul-americanos – argentinos, colombianos, uruguaios e venezuelanos –, além do músico, DJ e produtor alemão Markus Popp. Através de Chamada Pública, que teve inscrições de 5 a 25 de junho, as cantoras Aiace Pedreira Felix e Emilia Yasuko Suto foram selecionadas para integrar o grupo de trabalho que atuará em conjunto durante duas semanas, entre 20 de agosto e 1º de setembro deste ano, estendendo atividades até o dia 5 de setembro, quando Markus Popp realizará um workshop aberto ao público.
Voltada especialmente a profissionais com experiência nos gêneros lírico, jazz ou popular-tradicional, a Chamada Pública teve 43 cantores da Bahia inscritos. Além das duas selecionadas, foram indicadas duas suplentes: Aishá Limeira Roriz e Lívia Brandão Nery. A avaliação dos candidatos foi feita por uma curadoria especializada, que levou em conta a experiência artística dos profissionais em canto.
A comissão foi composta por Manuela Rodrigues, cantora, compositora e atriz, com dois discos lançados, formada em Canto Lírico pela Universidade Federal da Bahia, e que estudou música em New Orleans, nos Estados Unidos; Nancy Viegas, cantora, compositora, produtora cultural, que já participou da produção de mais de 30 discos e atua na área de produção musical e fonográfica, audiovisual, fotografia, artes visuais, preparação e direção de voz; além de Cássio Nobre, coordenador de Música da FUNCEB, representando a instituição.
As cantoras selecionadas participação de uma convivência em estúdio de gravação, para produção e posterior lançamento de um CD, culminando em um show de apresentação dos resultados, em evento gratuito no Pelourinho. Elas receberão um cachê no valor de R$ 2 mil para o trabalho. Os representantes de outros países virão à Bahia com custeamento dos institutos Goethe de suas origens.
Esta edição do Música em Trânsito dá continuidade ao projeto lançado pelo Goethe Institut Bahia, realizado em 2009 com apoio da FUNCEB, quando dois artistas alemães – Dirk Dresselhaus e Michael Beckett, do grupo berlinense Schneider TM – e cinco baianos, entre músicos, cantores e um DJ, compuseram e gravaram músicas, registradas no CD promocional Sessões de Açúcar, e também fizeram show no Pelourinho. Desta vez, as duas instituições atuam em parceria, investindo no compartilhamento de expressões diversas da música contemporânea como um meio eficaz para a qualificação de profissionais e suas obras, bem como para o fortalecimento de sua presença no mercado local, brasileiro e internacional, difundindo a música produzida na Bahia mundialmente também através dos desdobramentos possibilitados pela iniciativa.

Fonte : Secult BA (19/07/12 | 17H07)- julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br