carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Fim de semana no Pelô terá muito forró, samba, Olodum e homenagem às mulheres negras
cultura e diversidade
Apresentações culturais acontecerão nos Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água


Neste fim de semana, quem for ao Centro Histórico poderá conferir diversas atrações de forró, além de curtir o Ensaio do Bloco Olodum, cair no samba com o Bloco Alvorada e assistir às homenagens às mulheres negras. A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que busca valorizar ações que reforcem a diversidade cultural nos largos e ruas do Centro Histórico. Famoso nas redes sociais, através da divulgação do hit “Motel Disfarçado”, do compositor Eval Valente, gravado pela banda Aviões do Forró, Bruninho do Acordeon se apresentará novamente no Pelourinho, desta vez na sexta-feira (27/07), no Largo Pedro Archanjo. No Largo Tereza Batista, Zé de Honório e banda Visgo de Jaca animarão o público com um forró eletrônico, apresentando músicas próprias como “É Assim que se Faz”. No Largo Quincas Berro D’Água, o forrozeiro Jorge Gonzaga tocará novos e antigos sucessos de forró. As apresentações ocorrem a partir das 21h.

No sábado (28/07), a partir das 20h, no Largo Tereza Batista, a cantora Graça Onasilê comandará a noite em homenagem às mulheres negras, através do Projeto Mulher Negra: Símbolo de Superação e Resistência, desta vez com o show NegrAtitude: Igualdade e Resistência. “Estamos encerrando as comemorações ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07), e nada melhor do que festejar e celebrar com muita música. Preparamos para este sábado uma fusão de ritmos como a música afro, o samba e a MPB, que serão cantados por um coletivo de mulheres negras de sucesso, como Graça Onasilê, Iracema (vocalista do Ilê Aiyê), Cida Black e Luana Lima (banda Samba de Maria)”, explica a coordenadora nacional de políticas de gênero do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Lindinalva de Paula. No Largo Quincas Berro D’Água, às 21h, o cantor Saulo Sanfoneiro reunirá o melhor do repertório junino, com canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos entre outros.

As cores e batidas inconfundíveis do Bloco Olodum agitarão o evento Domingo Musical, na tarde do dia 29/07, no Largo Pedro Archanjo. A atração subirá o palco a partir das 16h. A opção para quem prefere o samba é curtir o Bloco Alvorada, que tocará no Largo Tereza Batista, a partir das 14h. A entrada será mediante a doação de um pacote de 400g de leite em pó. O bloco, que já tem 37 anos de fundado, é o mais antigo de Salvador e preserva a sobrevivência do samba dentro da maior festa popular do mundo, o carnaval. Dentre os grupos e personagens do samba que já tocaram no bloco estão o Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Délcio Luiz, Almir Guineto, Marquinho Sathan, Neguinho da Beija Flor, Nelson Rufino, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Grupo Bambeia, Samba de Cozinha, Conexão Negra, Viola de Doze, e Neto Bala.

O QUÊ : Bruninho do Acordeon
QUANDO : 27 de julho 2012 - SEX - 21h
ONDE : Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Zé de Honório e Banda Visgo de Jaca
QUANDO : 27 de julho 2012 - SEX - 21h
ONDE : Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Jorge Gonzaga
QUANDO : 27 de julho 2012 - SEX - 21h
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Projeto Mulher Negra: Símbolo de Superação e Resistência
QUANDO : 28 de julho 2012 - SAB - 20h
ONDE : Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Saulo Sanfoneiro
QUANDO : 28 de julho 2012 - SAB - 21h
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Ensaio do Bloco Olodum
QUANDO : 29 de julho 2012 - DOM - 16h
ONDE : Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : R$ 20,00 (inteira)

O QUÊ : Ensaio do Bloco Alvorada
QUANDO : 29 de julho 2012 - DOM - 14h
ONDE : Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Um pacote de 400g de leite em pó


Fonte : SecultBA (25/07/12 | 12H07) - julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br