carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Lauro de Freitas valoriza diversidade cultural na festa dos 50 anos de emancipação
bastidores da folia
Grupo Revelação comanda festa do Cinquentenário de Lauro de Freitas


50 anos de emancipação
A diversidade cultural marcará presença na festa dos 50 anos de Emancipação Política de Lauro de Freitas, comemorados entre os dias 28 e 31. A festa, que começa com hip hop e rock, terá um dia para o arrocha, com Elaine Fernandes e convidados, e será encerrada em grande estilo, no dia 31, terça-feira. Nessa data, a programação começa com missa solene, celebrada na secular igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h, e segue cortejo cultural, às 9h.
O “parabéns pra você” será comandado pelo Grupo Revelação, que se apresenta na praça da Matriz a partir das 21h. Em 31 de julho de 1962, Santo Amaro de Ipitanga se tornou Lauro de Freitas. São 404 anos de história e 50 de Emancipação Política. Município mais dinâmico da Bahia, Lauro de Freitas é o primeiro em densidade populacional e segundo menor do Estado. Nos últimos anos se tornou referência para o país em programas sociais e geração de emprego, que contribuíram na redução do índice de extrema pobreza em 24%, maior queda no Estado (dados do MDS).
A programação será aberta no dia 28 (sábado), a partir das 16h, com a apresentação dos grupos selecionados no Festival de Bandas. Os vencedores mostrarão o talento e concorrerão a gravação de faixas musicais em CDs, entre outras premiações. O II Rock´n Lauro que homenageará ao Cinquentenário e a Jovem Guarda, no dia 29 (domingo), na Praça Martiniano Maia (Centro), terá grupos de hip hop a partir das 14h e bandas de rock às 18h. Já estão confirmados PDM, Movidos a Álcool, Norfist e Clandestinos. Já no dia 30 (segunda-feira), a partir das 18h, é a vez do arrocha com Elaine Fernandes, César Sampaio e as bandas Hits do Arrocha, Anjos do Arrocha, Bandidos do Arrocha, na Praça da Matriz.
No dia 31, logo após a missa, grupos culturais e escolas saem do final de linha em direção à praça da Matriz desfilando toda a diversidade do município, expressas na capoeira, samba de roda, pernas de pau e fanfarras, entre outras manifestações populares. A grande atrações da noite é o Grupo Revelação, que sobe ao palco após a apresentação da banda Fora da Mídia, e do vídeo da Dança do Cinquentenário, que representa a união de todas as comunidades na homenagem a Lauro de Freitas.

Grupo Revelação comanda festa do Cinquentenário de Lauro de Freitas
O Grupo Revelação será a principal atração da festa do Cinqüentenário de Lauro de Freitas e promete ferver a Praça da Matriz na noite do dia 31, aniversário da cidade. Com o show Ao Vivo no Morro 2, a banda lembrará grandes sucessos como Deixa Acontecer, Tá Escrito, Coração Blindado e Samba de Arerê, além do último hit, Filho da Simplicidade, da novela Avenida Brasil. “É sempre com muita satisfação que vamos à Bahia. Temos uma identidade muito grande com o povo de lá e é praticamente nossa segunda casa” – destaca o representante do grupo, Cosme Menezes. A banda de partido alto sobe ao palco às 21h.
Nos últimos anos, a data foi marcada pela presença de grandes atrações nacionais como Jorge Aragão, Daniela Mércury, Tony garrido, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alcione e Calipso. Como em todos os anos, o dia do aniversário (terça-feira) começa com a missa solene, celebrada na igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h, seguida pelo cortejo cívico cultural com dezenas de grupos do município que inclui capoeira, samba de roda, baianas, pernas de pau e fanfarras, e mais de 3 mil alunos das 64 escolas e seis creches municipais. À noite, no intervalo entre as bandas, será apresentado o vídeo Dança do Cinquentenário. As comemorações começam no sábado (28), com apresentação dos finalistas do Festival de Bandas, na Praça da Matriz. No domingo (29), se apresentarão no II Rock´n Lauro, Praça Martiniano Maia, as bandas Pastel de Miolos, Movidos a Álcool, Norfist e Clandestinos. O hip hop marca presença com bandas, grafiti e Djs, a partir das 14h. O dia seguinte, 30, será dedicado ao arrocha, com os cantores César Sampaio e Elaine Fernandes, e as bandas Astros do Arrocha, Anjos do Arrocha e Bandidos do Arrocha, na Praça da Matriz.
A programação contempla a diversidade cultural do município e todos os gostos. Até o dia 31, está aberta a exposição de artes visuais, “Lauro de Freitas, Ontem e Hoje”, no Cine Teatro. Na segunda-feira, acontecerá a Feira do Cinqüentenário, de artesanato, na Praça da Matriz, a partir das 9h. Na terça-feira (31), serão anunciados os vencedores do Prêmio Lauro de Freitas de Literatura (cordel, conto e poesia), no Cine Teatro.


- http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/

Fonte : Prefeitura Municipal de Lauro Freitas (24 e 26/07/2012) - julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br