carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Candeal é beneficiado com Projeto de Turismo Afro
cultura e diversidade


Dar ao Candeal o formato de um centro receptivo para o turismo afro e promover o desenvolvimento sustentável, a partir de atividades econômicas diretamente executadas pelos moradores, são os objetivos do projeto Turismo Afro do Candeal. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae, Senac, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e as associações comunitárias locais.
O prefeito João Henrique fez o lançamento do projeto na manhã desta terça-feira (12), na sala de reuniões do Palácio Thomé de Souza, com a presença de líderes comunitários e de representantes dos órgãos parceiros. "Há muito tempo vem sendo discutida a inclusão dos atores da cultura afro nos ganhos do turismo na cidade, e este projeto representa uma ação coordenada para concretizarmos esse objetivo", afirmou o prefeito. "Queremos estender o projeto a outras áreas de Salvador de forte identidade negra, como o Pelourinho, a Liberdade, Ilha de Maré e Campinas de Pirajá, onde ocorreu o marco do 2 de Julho".

DIAGNÓSTICO
Segundo o Assessor de Relações Internacionais e gestor do Escritório Municipal da Copa Mundo da Fifa, Leonel Leal, o projeto consiste na sistematização e operacionalização de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da atividade turística no bairro. No planejamento estão inclusas a realização de um diagnóstico de oferta e demanda turística do Candeal, com a realização de um estudo de impacto socioambiental, a elaboração de um roteiro que permita ao visitante vivenciar a cultura do bairro, além do estímulo à geração de negócios pelos moradores. Também fazem parte do projeto, a promoção de cursos de capacitação para os moradores, criação de sinalização turística, fortalecimento dos grupos culturais da comunidade e a ampliação das ações de urbanização. "Há muito tempo esperávamos por um projeto desse porte, a nossa expectativa é muito grande, e agora com os cursos de capacitação e com as ações de infraestrutura sabemos que nos tornaremos um polo turístico", observa a presidente da Associação Comunitária Nove de Outubro, Graciela Batista.
Durante a solenidade de lançamento, o coordenador da AECID no Brasil, Jesus Molina, destacou que a prioridade do programa é atender os interesses da comunidade. "Trabalharemos em conjunto com a Prefeitura e com as demais entidades de forma coordenada, dando prioridade ao desenvolvimento econômico e social dos moradores", afirma Molina.
Para o representante da ABC, do Ministério das Relações Exteriores, André Galvão, o projeto Turismo Afro no Candeal é uma iniciativa que pode ser aplicada em outras localidades brasileiras e até em outros países com identidade negra. "Este é um projeto espelho e certamente poderemos reaplicá-lo em outras cidades do país e até em países como o Caribe e a África", observou Galvão.

REPARAÇÃO
Além de promover o desenvolvimento turístico, o projeto também faz parte da política de reparação da Prefeitura. Segundo o secretário da Reparação, Ailton Ferreira, trata-se de uma ação voltada para o combate ao racismo, através da valorização da historia e dos costumes de um bairro que se configura como um quilombo urbano, por sua história de resistência. "Estamos aproveitando os valores culturais de um território, considerado referência urbana em Salvador, por sua capacidade de organização e resistência a partir da cultura negra", afirmou. "O projeto se soma a outras ações do poder público para gerar renda, ocupação e fortalecimento dos laços culturais da comunidade", concluiu Ferreira.

BASTIDORES DA FOLIA
- Projeto Turismo Afro no Candeal é oficializado na terça


Fonte : Secom BA (12/06/2012 16:56) - junho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br