carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


São João no Pelô - 19 à 20 de junho
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) Zelito Miranda está entre as atrações juninas no Pelourinho


Já é São João no Pelourinho! Desde o início do mês, diversos artistas vêm trazendo o melhor do arrasta-pé, forró universitário e forró eletrônico para os largos do Pelourinho, através do Projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô. A iniciativa selecionou artistas tocadores do ritmo nordestino para transformar o Centro Histórico de Salvador em uma autêntica vila de interior. Realizado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o projeto vai até o fim deste mês.
Nesta semana que precede as comemorações do São João, o Pelourinho receberá grandes nomes do forró como Zelito Miranda, Zé Costa, Del Feliz e Dinho Oliveira. Considerado o “Rei do Forró temperado” por misturar elementos do autêntico forró tradicional com o que há de mais moderno, Zelito se apresentará nesta terça-feira (19/06), às 21h, no Largo Pedro Archanjo. O artista mostrará em seu repertório músicas como Radinho de Pilha, Um Matuto em Nova York eAmericanizado. Também na terça, o poeta e cantador Zé Costa reunirá eternos e novos sucessos do forró, no Largo Quincas Berro D’Água, às 21h.
Na quarta-feira (20/06) será a vez do forrozeiro Del Feliz se apresentar no Largo Pedro Archanjo, às 21h. Com o CD “Pé e Cabeça”, lançado recentemente, o artista apresentará 11 canções inéditas. “Misturei canções populares com clássicos do forró e composições minhas. O pé é o forró e a cabeça está aberta para as novidades do mundo”, explica o artista. Del Feliz mostrará releituras de Benito di Paula na música Amigo do Sol, Amigo da Lua e de Tim Maia com o clássico Um dia de Domingo. Além disso, o artista fará uma homenagem a Luiz Gonzaga, cantando duas composições do Rei do Baião.
No Largo Quincas Berro D’Água, Dinho Oliveira apresentará o projeto “Cordeliando o destino”, buscando valorizar os ritmos do cancioneiro nordestino como o Coco, Reisado, Xote e o Samba-de-Roda, inserindo arranjos atuais. Neste projeto, Dinho exibirá composições próprias comoPra te iluminar e Zélia & Jorge, esta última em homenagem aos escritores Zélia Gatai e Jorge Amado, que foi composta em parceria com Gutembergue Vieira.
O projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô 2012 habilitou artistas que poderão realizar apresentações musicais no Centro Histórico durante o mês de junho, nos ensaios e ressacas do São João. A ideia é apresentar no Pelourinho uma programação junina para todo o mês de comemorações, garantindo bastante forró nos largos do Pelô, além de fazer com que os espaços que já reúnem os amantes do tradicional ritmo nordestino tornem-se ponto de encontro.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

19.06 - TER - Zelito Miranda - Largo Pedro Archanjo - 21h - Gratuito
19.06 - TER - Zé Costa e Banda - Largo Quincas Berro D’Água - 21h - Gratuito
20.06 - QUA - Del Feliz - Largo Pedro Archanjo - 21h - Gratuito
20.06 - QUA - Dinho Oliveira - Largo Quincas Berro D’Água - 21h - Gratuito

Fonte : Cultura BA (18/06/12 | 13H06) - junho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br